Sobre a Mobilidade Urbana em nossas vidas humanas

FABIANA BLASECK SORRILHA – Foi com muita alegria que recebi o convite para participar deste blog, repleto de gente bacana e de heterogeneidade de pensamentos. Espero somar e tomo a liberdade de usar o espaço para falar sobre um tema que faz parte da vida de todos nós, desde a mais tenra idade: a Mobilidade Urbana.

Eu, jornalista, crítica e curiosa por natureza, convivo há algum tempo com o assunto, por meio de trabalhos que desenvolvi e desenvolvo perto de gente que sabe muito mais do que eu sobre isso. Minha proposta aqui é escrever como leiga e cidadã, sem a ambição de ser embasada em conhecimento técnico, mas sim, em conhecimento prático, vivencial e subjetivo.

Acredito, de verdade, que o Jornalismo tem a missão de propor o pensar e o agir. Encontrei na Mobilidade Urbana uma oportunidade de provocar isso nas pessoas, pois há alguns anos sentia a necessidade de deixar algo para a sociedade, e não apenas preencher as laudas de texto até o final do dia.

Mobilidade Urbana está em todos nós. Todos temos algo a dizer e para contar, dividir. Já ao nascer, a criança é inserida na mobilidade e na sociedade. A criança deixa a maternidade de carro e precisa estar acondicionada em sua cadeirinha, ou no colo da mãe, pedestre ou passageira do transporte coletivo, por exemplo.

A Mobilidade Urbana nos possibilita inúmeras reflexões e discussões. Essa é a minha proposta neste blog. Discutir, refletir e propor uma nova forma de nos locomovermos, independentemente de estarmos a pé ou em algum veículo.

Gostaria de propor a troca do termo Mobilidade Urbana para Mobilidade Humana, pois durante anos as ruas foram tomadas por máquinas. Esquecemos que nessas máquinas há pessoas. E que essas pessoas são detentoras do bem sagrado que é a vida.

Ainda que utópica, a ideia é vermos e sentirmos o nosso ir e vir de forma diferente. Aceita o desafio?

Crédito da foto: Emerson Ferraz

2 comentários em “Sobre a Mobilidade Urbana em nossas vidas humanas

Adicione o seu

  1. Especialmente leve! Adorei o espaço e Tenjho certeza que possa leitores isso as deliciar com suas inquietações tão pertinentes ao nosso dia-a-dia!! Parabéns Fabi! Acertaram com vc!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: