Há um mestre perto de você

NILSON RIBEIRO – Eu conheço e reconheço muitos mestres. Todos eles me fizeram – e ainda fazem –  aprender alguma coisa importante na minha jornada. Alguns são santos, outros sábios. Alguns nem tanto: bêbados encontrados na noite, loucos poetas com suas canetas trêmulas praticando seu ofício de dizer o indizível. Outros ainda amigos do meu cotidiano, gente que eu respeito, admiro e com quem aprendo todos os dias: o agricultor de mãos calejadas, o músico de sensibilidade dolorida. Mas nenhum deles mais silencioso ou tão imponente quanto o meu mais recente professor.

Há um grande eucalipto aqui do nosso quintal. Na base, seu tronco deve ter mais de dois metros de diâmetro, sustentando seus mais de 20 metros de altura. Com ele aprendo todos os dias algo muito importante. Aliás, talvez a mais profunda lição: para se doar ao mundo basta apenas ser o que você é. Nem mais, nem menos. Completamente você mesmo.

Esse eucalipto decano não faz esforço. Mas sob sua sombra descansam e se refrescam as vacas e os cavalos em dias de sol. Os galhos mais baixos abrigam colmeias e ninhos de bem-te-vis, canarinhos e sabiás, além de outros pequenos pássaros que fogem ao meu olhar, mas não aos meus atentos ouvidos. Nos galhos que se elevam mais altos, os gaviões fazem seus ninhos e os urubus descansam e vigiam algo que me escapa da percepção (ainda preciso aprender muito também com esses mestres alados!)

Em dias de vento forte, ouço a melodia de suas folhas, as mesmas que por vezes recolho no entorno de seu tronco e uso para perfumar os ambientes de minha casa. Em noites calmas, perscruto seu profundo silêncio de reverência. Isso sem falar no sem número de insetos e larvas que se sustentam sob suas raízes, universo complexo e completamente desconhecido de meus olhos (outros mestres aos quais também preciso ficar mais atento).

Diariamente esse eucalipto se doa completamente, sem reservas, sem esperar nada em troca senão a própria graça de servir à vida com a própria existência. Não há esforço nem sentimento de estar fazendo algo importante ou especial. Apenas uma forma natural e fluida de presença e graça.

Faço minhas orações sob sua sombra e agradeço ao meu Amado por nos enviar tantos mestres. E por nos permitir reconhecê-los e decifrá-los no templo sagrado de nosso próprio silêncio.

Bom dia, Vida!

nilribeiro63@hotmail.com

2 comentários em “Há um mestre perto de você

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Acima ↑