Hoje tem espetáculo? Tem, sim senhor! Teatro Escola Mario Pérsico

JOSÉ SIMÕES – Todo o final de semana, ao longo do ano,  no Teatro Escola Mario Pérsico há  programação de peças de teatro. Certamente este é o espaço teatral na cidade de Sorocaba com o maior número de espetáculos em cartaz ao longo do ano. Muito mais que os teatros  SESC,  SESI e  municipal de Sorocaba – Teôtonio Vilela.

Este último teatro é um caso à parte.  Isso porque são poucos os espetáculos de teatro que são programados naquele espaço. Na verdade não há de fato uma programação teatral. Por consequência não há formação de público para o teatro, naquele espaço.

Não se trata somente de pensar numa estratégia envolvendo o  agendamento ou  ocupação do teatro. É preciso antes de uma política pública de formação de plateias, para depois se pensar no modo como ocupar qualquer espaço cultural.

A ocupação faz parte do final do processo de formação. A disputa pela presença neste espaço, por qualquer pessoa ou grupo artístico, é legitima. É bem por isso, que a política publica de formação de públicos é anterior. Será ela que norteará o modo como acontecerá a ocupação do referido espaço teatral.

Imaginemos se este teatro municipal, por exemplo, programasse as sextas feiras ou sábados (ao longo do ano) somente para espetáculos de teatro? Poderíamos como esta medida ter uma série de desdobramentos, por exemplo, as escolas da rede municipal e/ou estadual ou mesmo as faculdades poderiam se organizar nos seus calendários, estabelecer parcerias e levar os alunos nalguma montagem. O público aos poucos se acostumaria com esta frequência para torná-la quem sabe um habito? Assistir teatro às sexta feiras. Os produtores locais poderiam se programar com a produção local ou com produções do circuito nacional, que estão em temporada de viagem. Regularidade no agendamento. Oferta qualificada de espetáculos, etc. Enfim, política cultural!

Esta é uma diferença fundamental no caso do Teatro Escola Mario Pérsico – a regularidade.

Não é fácil manter a programação de um espaço cultural sem furos ou surpresas ao longo do ano. Requer muito trabalho (mas muito trabalho mesmo) e dedicação para manter um espaço teatral em pleno funcionamento.

O nome do espaço teatral – Teatro Escola Mario Pérsico – se confunde com o nome do seu criador – Mario Pérsico. Uma personalidade do teatro sorocabano contemporâneo.

Não há duvida para o Mario Pérsico que o fazer teatral se aprende fazendo teatro. Assim escola, teatro, formação é tudo junto e misturado. É ali no momento da cena, no aqui-agora do teatro, que o aprendiz que deseja mergulhar na profissão se depara com as sensações do sublime e da agonia que o palco pode trazer ao artista. O palco nunca é uma calmaria. É, ao contrário, um turbilhão de emoções. Não existe palco domesticado. .

O Teatro Escola Mario Pérsico oferece a cidade Sorocaba e região um espaço com programação regular e vocacionado ao teatro. Já são mais de cinco anos com as portas abertas.

É preciso reconhecer e valorizar este empenho de toda a equipe da escola que produz dividendos culturais ao território da arte sorocabano. Que tenhamos outros espaços teatrais com programação teatral frequente, regular e de qualidade na cidade e região. É certo que para isso também seria bem vinda uma política publica de fomento de espaços teatrais na cidade.

E pode ir ao espaço sem medo aos finais de semana: lá você irá encontrar teatro.

Para quem quiser entrar em contato com a programação ou conhecer o teatro:https://www.facebook.com/TeatroEscolaMarioPersico/

Endereço: Rua da Penha nº. 823 – 3º. andar – Centro – Sorocaba/SP. 18010-003 Sorocaba. (15) 3035-1566

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: