A saudade é inadiável – As sementes de Deus

NILSON RIBEIRO – Então, um anjo passa no meu sonho e eu acordo de manhã com saudade de alguns amados. Estou há muitos anos em Campinas, mas sou de Sorocaba, cidade onde nasci e passei a infância e adolescência. Minha querida mãe e meu irmão, com sua família linda, ainda moram em Sorocaba. Há alguns anos meu amado pai nos deixou, mas também sempre morou nessa cidade, onde fez amigos e viveu uma vida plena e feliz.

E como saudade é inadiável, adiei outros compromissos e peguei a estrada com minha família para visitar esses queridos. Tenho urgência em dizer o quanto eu amo todos eles. Não por uma mensagem no celular ou uma ligação telefônica. Mas com os olhos nos olhos, no abraço bom, com toda minha presença.

Foi um final de tarde especial. Com muito papo furado, algumas boas lembranças, um bom café fumegando entre as mãos, umas broas de fubá quentinhas que mamãe sempre tira da cartola (uma hora vou falar sobre elas…).  Enfim, coisas tão comuns e simples que fazem a fortuna de uma família que se ama. Abraços longos, afagos e carinhos trocados. Voltei para Campinas renovado e com o coração aquecido, pronto para enfrentar as demandas diárias novamente.

Me faz pensar… O que seria do mundo sem a saudade que nos leva de volta ao aconchego de quem amamos? Há uma graça no encontro, mas há um milagre anterior no sentimento terno que nos leva a buscar com urgência esse encontro. Como há graça no apetite que nos leva ao prato, na sede que nos impulsiona à água fresca, nos obstáculos que nos exigem força e revelam nossa coragem, na dor e no sofrimento que nos ensinam a humildade diante do incontrolável.

De forma que o anjo me ensina que não há razão nem espaço para reclamação diante das dificuldades – seja ela uma saudade ou algo mais grave. É preciso receber esses momentos momentos com carinho. Abrir a porta e dar boas vindas a esses desafios, sejam quais forem. Como preparar com carinho a terra de plantio, para que as sementes do mestre germinem com força.

Percebo que o milagre não está apenas no abraço, na comida, na água, na vitória sobre os desafios, na humildade e respeito que adquirimos na caminhada da vida. Porque esse milagre nasce antes, nessas sementes gentilmente plantadas por Deus para que possamos florir para o melhor da existência. Porque tudo é dom, milagre, graça!

Bom Dia Vida!

nilribeiro63@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: