Eterna

FREDERICO MORIARTY – Entrei pela imensa porta e vi centenas de velas daquelas antigas, bem grossas, acesas, com chamas desconexas. Veio um imenso salão escuro, quase imperceptível à visão. Havia uma profusão de claro e escuro que me conduzia ao interior.

images (2)

Aos poucos, a tênue luz das velas permitia que observasse as cadeiras centenárias, as pessoas concentradas na oração, e a imensidão daquela clausura. Um pároco ordenava uma missa simples, num misto de latim e francês.

Sentei-me em silêncio e ouvi o sermão quase ininteligível pra mim. Rezei o Pai Nosso quando nos foi pedido.

Ao fim, ajoelhei-me e fiz o sinal da cruz. Visualizei a imensa cúpula central. Os afrescos e estátuas na parte baixa e os maravilhosos mosaicos nas alturas.

images (4)

Percebi também que as frestas entre as estruturas góticas emitiam fachos de luz que iluminavam levemente o púlpito da oração. Dois grandes braços de luz se destacavam: um diretamente onde se sagrava a missa, como um imenso holofote, e o outro iluminando o Cristo pregado e torturado na cruz. Quase nada se via em volta. A construção fora realizada dessa forma.

20190416_123052

Me despedi da imensa Cathedral (pois nas tradições antigas os bispos das igrejas sentavam-se numa imensa cadeira ou cathedra). No lado esquerdo por onde saí, havia um imenso presépio, pois o Natal passara há duas semanas.

Chorei. Ali tive minha maior proximidade com o sagrado, com o eterno. Senti a presença de Deus numa obra dos homens.

Ali tive a certeza de que somos ínfimos, impuros e desprotegidos. Muitos lugares serão sagrados, muitas almas jamais o sentirão, mas ali, numa das muitas igrejas que entrei em minha vida, senti a divindade. Ontem ela ardeu em chamas. Ontem sua cúpula desabou.

A história é assim. Ela derruba o passado, incendeia as certezas, põe abaixo as estruturas. Mas a fé é de estrutura sólida. A eternidade não está nas obras do homem, está na força do Espírito. Deus sempre estará em Notre Dame e nas cinzas.

Cabe à História reconstruir a igreja. Cabe à fé saber que não são as igrejas o lugar de Deus, mas o coração das mulheres e dos homens.

20190416_122003

2 comentários em “Eterna

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: