É hora de aceitar o convite da vida!

NILSON RIBEIRO – Dia desses participei de uma atividade do Teatro do Oprimido. Dessas coisas que gosto de ousar para abrir portas criativas na minha vida. Há sempre algo o que aprender quando fazemos coisas que nos tiram da zona de conforto. Em certo momento, uma das atrizes vem em minha direção, faz contato visual e me toca a mão, me chamando a participar da cena.


“Há sempre algo o que aprender quando fazemos coisas que nos tiram da zona de conforto.”

Quero falar desse toque na mão. Foi de uma sutileza orválhica, e ao mesmo tempo tinha a firmeza e a nobreza de uma sequoia. No contato do olhar eu entendi: venha! Confie! Não era uma ordem, mas um convite. Para mim, irresistível. Logo estava eu, todo desaprumado e esquisito, na frente de dezenas de expectadores, em meio a uma cena improvisada. Outros foram convidados. Quase ninguém atendeu ao desafio.

Pois bem. É mesmo assim que a própria vida nos convida à aventura de ser protagonista, e não mero expectador. Ela nos convida gentilmente, de forma sempre muito sutil, mas com firmeza e nobreza, a nos entregarmos ao seu mistério. E chama: venha! Confie! 

É natural que poucos queiram sair de sua zona de conforto para ousar um salto ao meio da cena. E também é uma pena que assim seja. Porque apenas assistindo não podemos dançar a ciranda, brincar, improvisar uma desajeitada solução, arriscar, errar e rir do próprio erro, participar do movimento criativo. Ou seja, viver plenamente, com os ônus e bônus dessa escolha. Bloqueados pelo medo, nos resta apenas aplaudir, invejar, criticar ou vaiar os protagonistas (os que arriscam a pele, o pelo e o coração para participar da dança).

É preciso estar atento aos convites da vida. São quase sempre muito sutis. A escolha é nossa: atender ao convite, confiar e se lançar ao palco para dançar (mesmo que de forma improvisada ou desajeitadamente, arriscando a pele na exposição do julgamento da plateia) ou ficar assistindo ao espetáculo na companhia entediante e limitante (mesmo que segura) do medo.

Vamos dançar?

Bom Dia, Vida!                                

nilribeiro63@hotmail.com

Um comentário em “É hora de aceitar o convite da vida!

Adicione o seu

  1. Uma reflexão importante para que não deixemos nenhuma oportunidade da vida passar despercebida. E nem a vida passar sem aproveitarmos cada instante desta maravilhosa jornada… Parabéns pelo lindo texto!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: