O jardim secreto

RITA BRAGATTO – Todos nós temos um jardim secreto. Aquele espaço interno onde vivem a nossa luz e a nossa sombra. É o esconderijo dos nossos pensamentos mais profundos. Da nossa ousadia. Dos nossos medos. O lugar pra onde vamos quando nos desconectamos do mundo externo. Quando silenciamos. É o endereço da nossa intimidade. Da nossa verdade.

Costumo acessar este jardim secreto mais facilmente enquanto caminho pela natureza. Sinto que, neste momento, tenho meus instintos mais aguçados. Presto atenção ao meu corpo. À minha respiração. Vasculho dores – tanto no aspecto físico quanto no emocional. Em movimento, me esvazio do que não é bom. Eu me organizo. Alimento sonhos. Alinho metas.

“Os caminhos da consciência”: o sugestivo nome do meu bosque favorito em San Vito Romano, Itália.

Penso que sou muito privilegiada em ter tempo e disposição para visitar esse espaço, diariamente. Em meu trabalho como psicanalista observo que, cada vez mais, as pessoas estão se distanciando desse lugar. O turbilhão de informações a que somos submetidos durante o dia nos distrai – e muito. E a maioria não consegue um momento de silêncio, nem mesmo em casa. Como resultado, as pessoas ficam mais intolerantes. Agressivas. Ansiosas. Deprimidas.

Nosso jardim secreto é lugar sagrado porque lá encontramos nossa alma. Nossa essência. Lá removemos nossas ervas daninhas. Preparamos o solo. Plantamos novas sementes. Criamos condições para que a vida possa se renovar. Florescer. Por isso, se você não tem tido tempo para visitar este espaço, pare a engrenagem. Busque um momento de silêncio. Fique apenas em sua companhia. A quietude renova nossas forças e nos traz sabedoria.

Rita Bragatto | Psicanalista | Consteladora Familiar
Atendimento por Skype

Siga-me também:
No Facebook: https://www.facebook.com/rita.bragatto.escritora/
No instagram: avidachama
Ou me mande um email: rita.bragatto@gmail.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: