De olho na agenda e taça na mão, veja o melhor do vinho em SP, em Maio. Nesta 6a., tem Nova Zelândia

MARCO MERGUIZZO – Com 31 dias distribuídos ao longo de cinco semanas, Maio é o quinto mês do calendário gregoriano. A origem de seu nome provém de duas deusas: a romana da fertilidade, Bona Dea, e a grega Maya, mãe de Hermes, uma das divindades do Olimpo, que é primogênito de Zeus e Maia. Já para os católicos, Maio é o mês consagrado à Maria, mãe de Jesus, e não por acaso se comemora todos os anos, nesta época do ano, o Dia das Mães, que, neste ano, acontece exatamente no próximo domingo, dia 12.

Mas bem que poderia ser, também, o mês de Baco ou Dionísio, como também é chamado o Deus bambambã do vinho na mitologia romana, já que a partir desta semana tem início em São Paulo e em outras capitais do país, uma série de eventos dedicada à bebida, que inclui aulas e master classes com enólogos e produtores do mundo todo. Além de degustações e venda de vinhos especiais com descontos vantajosos. Ou seja: uma boa oportunidade para comprar vinho mais em conta, já que a maré não está pra peixe e, enfim, entrar de cabeça – e de taça em punho – numa saborosa maratona, pra apreciador nenhum botar defeito.

Para quem é apaixonado por vinho, leitor e seguidor deste blog, antecipamos com exclusividade o que de melhor vai rolar em cada evento, a fim de que você possa se programar da melhor forma e ter a oportunidade de provar este ou aquele vinho que sempre quis provar mas o seu bolso não permitia, ou conhecer pessoalmente algum produtor famoso, cujos rótulos por possuírem, por vezes, preços proibitivos, são difíceis de a gente comprar e ter na adega.

Confira, abaixo, a seleção e os destaques das principais feiras e degustações que acontecem ao longo do mês na capital paulista e em outras cidades do país. Nesta sexta, 3/5, por exemplo, os rótulos neozelandeses feitos com a Sauvignon Blanc inauguram em Sampa, em grande estilo, a agenda paulistana de Baco. A globalizada casta bordalesa foi uma das responsáveis pela fama e o enorme prestígio internacional deste emergente país vinícola situado no outro lado do planeta. Ou seja, é um ótimo pontapé inicial na taça!

Não deixe de conferir e ótimos goles! Quem sabe, nos vemos por lá.

Brindemos, portanto, ao mês de Maio e à vida!

DE TAÇA EM TAÇA

SAUVIGNON BLANC DAY

Uma das uvas mais emblemáticas da Nova Zelândia, ao lado da tinta Pinot Noir, a Sauvignon Blanc é a principal responsável por inserir o país no universo internacional dos vinhos. Não por acaso, há uma data só dela para celebrá-la: o Sauvignon Blanc Day.

Originária de Bordeaux, a casta, hoje globalizada em vários continentes, adaptou-se esplendidamente além da Nova Zelândia, à vizinha Austrália, Chile e África do Sul. Na mais célebre região vinícola neozelandesa – Marlborough -, ela representa 73% dos vinhedos cultivados, originando rótulos frescos, frutados e vivazes, perfeitos para o nosso clima e a culinária brasileira, sobretudo a de pescados.

Na capital paulista, o Consulado Geral da Nova Zelândia no Brasil criou diversas ações para esta sexta, 3/5. No estúdio da premiada chef Carla Pernambuco, em Higienópolis, haverá um minifeira com degustações de rótulos que tem a casta como protagonista.

Também participam do evento ao longo do dia, os restaurantes Bistrô Charlô, Jacarandá, Taka Daru e Antonietta, que darão descontos em garrafas e opções de harmonização no menu. Já no Carlota, restaurante classudo de Carla Pernambuco, a taça de Sauvignon Blanc Craggy Range será oferecido como cortesia para quem pedir a pavlova com sorbet e calda de kiwi.

Degustações de vinhos bacanas, harmonizações e descontos em rótulos importados marcam a data, em São Paulo, que é festejada na Nova Zelândia e em vários lugares do mundo

Além disso, diversas lojas e importadoras dão descontos especiais. A Premium Wines oferece 14 rótulos com 20% de desconto, até o dia 10. O mesmo desconto também será dado pela Enoteca Decanter e em outros vinhos dos produtores Craggy Range e Wild Rock. De quebra,
no wine bar da enoteca, será possível saboreá-los em taça harmonizados com queijos a preços especiais. Já na Vinho & Ponto, os descontos serão de 15% até este sábado, 4/5.

A Mistral e a Vinci também vão oferecer 10% de desconto no site e nas lojas físicas, para todos os SB oferecidos em seus portfólios. Domingo (5/5) será o último dia da promoção. Na rede Oba, a promoção vai até o dia 12, para os Sauvignon Blanc e os Riesling dos produtores Giesen e Greywacke, tanto em São Paulo quanto em Piracicaba e Campinas.

Quando

Nesta sexta-feira (3/5).

Onde

Studio Carla Pernambuco – Rua Sergipe, 768, Higienópolis, São Paulo (17h/21h); e nos restaurantes acima.

O melhor na taça

Os destaques deste blogueiro: Craggy Range (SB classudo proveniente da região de Marlborough, lembra o estilo mineral e elegante da região francesa de Sancerre) e Wild Rock (Decanter); Folley Family Wines (Sanctuary), Jackson Estate, Trinity Hill e Hunter Wines Stoneburns (Premium Wines). E mais: Giesen Wine e Greywacke (Rede Oba), Oyster Bay (Vinci), Sileni Estates (Mistral), Crossroads Winery e 3 Stones Wines (Vinho & Ponto) e Brancott Estate (Casa Flora).

CANTU DAY

Degustação de mais de 200 vinhos (exclusiva para imprensa e profissionais convidados, 11h/20h. Degustação e Wine Party com DJ (abertas ao consumidor final): das 20h/22h e das 22h/24h.

Quando

Quinta (9/5), 20h/24h.

Onde

Espaço Alves Guimarães – Rua Alves Guimarães, 85, Pinheiros, São Paulo. Ingressos à venda: www.cantuday.com.br

O melhor da taça

Ventisquero (Chile), Susana Balbo Wines (Argentina), San Telmo (Argentina), Yellow Tail (Austrália), Trinchero (Estados Unidos), Henkell/Freixenet e Ramón Bilbao (Espanha), Nuiton-Beunoy Calvet (França), Veuve Devienne, Gabart Laval e Château de Pourcieux (França), Casa Relvas, Poças Jr., Casa Santos Lima, Casa de Vila Nova e Opta (Portugal), Montresor e Vigneti del Salento (Itália).

DECANTER WINE DAY
Quando

Quarta (15/5), 15h/21h.

Onde

Enoteca Decanter – Rua Joaquim Floriano 838, Itaim, São Paulo.

O melhor na taça

Dona de um dos maiores e melhores portfólios de vinhos do país, a Decanter de São Paulo do também produtor e enófilo Adolar Hermann realiza o seu tradicional wine day para jornalistas, críticos e enófilos na capital paulista. Neste ano, o evento ocorrerá numa concessionária de carros de luxo da zona oeste. Nas taças mais de 120 rótulos de produtores exclusivos, muitos premiados, provenientes do Novo e Velho Mundo. Caso, entre outros, de Anselmo Mendes, Alain Brumont, Alcohuaz, Arzuaga Navarro, Bodega Bouza, Caliterra, Craggy Range, Curatolo Arini, De Martino, Dominique Piron, Ferrari, Fonseca, François Labet, El Principal, Luis Cañas, Pierre Meurgey, Rocca delle Macie, Terranoble, Umberto Cesari e Villard que podem ser arrematados a preços promocionais.

Produtores confirmados

Carlo Montalto (Curatolo Arini), Luis Lourenço (Quinta dos Roques) – Alberto Medici (Medici Ermete), Sérgio Zingarelli (Rocca delle Macie),
Stefano Marangon (Ferrari), Javier Bañales (Arzuaga), Laura Vazquez (Araex Wines) e Giulia Benini (Umani Ronchi).

GRAND TASTING GRAND CRU 2019
Quando

Quinta (23) e sexta (24/5), 19h/23h30.

Onde

Iate Clube de Santos – Av. Higienópolis, 18, São Paulo; 19h/23h30. O evento também percorrerá outras capitais e cidades brasileiras.

O melhor na taça 

Acquesi, Allegrini, Barone Montalto, Brancaia, Bodegas Pablo, Bottega, Errazuriz, Escorihuela Gascón, Garofoli, Fanti, Humberto Canale, IXSIR, Leyda, Marqués de Cáceres, Matetic, Mazzei, Morandé, Ricossa, Pulenta, Quinta do Mouro e do Vesúvio, Saint Claire, San Marzano, Serena, Viña Cobos, Viña Errazuriz, Zorzal, Karcher e Zuccardi.

Degustações especiais

Experiências temáticas conduzidas por especialistas ou representantes das vinícolas.

Bordeaux Especial

Lançamento da safra 2015, dia 24/05. das 19h30 às 21h, na qual serão degustados:

  • Château La Tour Carnet Reserve – Haut Medoc
  • Château Giscours – Margaux
  • Château Pichon Baron Longueville – Pauillac
  • Château Latour – Martillac – Graves
  • Château Bellevue – Saint Emilion
  • Château Ducru – Beaucaillou – Saint Julien

Valor da degustação especial: R$ 999.

Vertical La Mission Haut Brion

Dia 24/05 das 21h30 às 23h, na qual serão degustadas seis safras: 2006 a 2011 e a de 2014.

ENCONTRO MISTRAL 2019
Quando

Terça (27) e quarta (28/5), 17h/21h. Informações e vendas pelo tel. (11) 3372 3400. Preço: R$ 350. Ingressos limitados. Não haverá venda de ingressos no local.

Onde

Em São Paulo, no hotel Grand Hyatt. No Rio de Janeiro, no Belmond Copacabana Palace.

O melhor da taça

A Mistral, uma das maiores e mais importantes importadoras do país, traz nesta edição 68 renomados produtores de vinho para o Encontro Mistral 2019. Criado em 2003 e realizado a cada dois anos, o evento chega a sua 9ª edição como um dos mais respeitados eventos de vinho do Brasil. Vinícolas das principais regiões produtoras de 14 países serão representadas por seus donos ou enólogos, que apresentarão pessoalmente ao público mais de 450 grandes rótulos.

Grandes nomes do vinho estarão presentes nesta edição. Entre destaques do Velho Mundo estão o espanhol Miquel Ángel Cerdà, proprietário da Ànima Negra e Terra de Falanis; o francês Jean-Louis Despagne, da Château Tour de Mirambeau; e os italianos Roberto Stucchi, enólogo da Badia a Coltibuono, Paolo Coppo, da Coppo, além de Paolo Campagnola, da Campagnola e Luca Speri, da Speri, duas vinícolas que entraram recentemente para o portfólio da importadora.

Portugal também terá representantes de prestígio, como  o enólogo Luis Patrão, da Herdade de Coelheiros, Luis Cerdeira, dono da Soalheiro, além dos já conhecidos do público Diogo Campilho, da Quinta da Lagoalva, Maria Castro, da Quinta da Pellada, e Luis Pato, uma das maiores celebridades do vinho português.

Do Novo Mundo, participam os chilenos Maria Paz e Matias Garcés, da Viña Garcés, e os enólogos Bernardo Troncoso, da Viña Montes, Emily Faulconer, da Viña Carmen, e Andrea Leon, da Lapostolle. E ainda o argentino Ernesto Catena, proprietário da Tikal, e os brasileiros Luís Henrique Zanini e Ana Paula Valduga, dono da Vallontano.

O público poderá também provar rótulos consagrados como os das francesas Joseph Drouhin e Georges Vigouroux; as gregas Gaia, Boutari e Cambas;as espanholas Vega Sicilia, Alión, Pintia, Pesquera e Viña Bujanda; as alemãs Selbach Oster e Robert Weill;as sul-africanas De Wetshof e Boekenhoutskloof; a húngaraOremus; e as argentinas Catena Zapata, El Enemigo e Bodegas Caro.

MARCO MERGUIZZO 
é jornalista profissional
especializado em gastronomia,
vinhos, viagens e outras
coisas boas da vida.
Escreve neste coletivo
toda segunda-feira.
Me acompanhe também no Facebook e no Instagram,
acessando @marcomerguizzo
#blogaquelesaborquemeemociona
#coletivoterceiramargem
LEIA TAMBÉM:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: