Terceira Margem convida para Abraçaço Coletivo pela Paz no dia 14 de julho, na praça central de Sorocaba

TERCEIRA MARGEM – Um convite inusitado está sendo feito ao público de Sorocaba e Região Metropolitana pelo Coletivo de Blogueiros Independentes Terceira Margem: deixar as mágoas de lado, sair das redes sociais e participar – com pessoas de carne e osso, em plena praça central – de um Abraçaço Coletivo pela Paz, como forma de enfatizar que, apesar das divergências políticas e visões de mundo diferentes, o respeito ao próximo e a convivência pacífica precisam ser preservados.

O Abraçaço Coletivo pela Paz pretende reunir pessoas de todas as correntes ideológicas, idades e segmentos sociais no dia 14 de julho (domingo), a partir das 10h, na praça Coronel Fernando Prestes, a principal de Sorocaba. Nesse dia, comemoram-se quatro meses de criação do Terceira Margem (https://terceiramargem.org/, hoje com 17 blogs) e – feliz coincidência –, os 360 anos da Derrubada da Bastilha, um dos episódios mais importantes da Revolução Francesa, que mudou a história do mundo.

O Coletivo Terceira Margem, autodefinido como apartidário e avesso a qualquer rótulo ideológico, entendeu que era o momento de “tirar as pessoas de suas bolhas virtuais e colocá-las frente a frente, olhos nos olhos” em um ambiente público, como resposta à agressividade entre cidadãos nas discussões sobre assuntos políticos e de governo, que assumem, nas redes sociais, as características de uma guerra, com agressões verbais, rupturas entre amigos e parentes, acusações e outras hostilidades.

Presentinhos e abraços

Para participar do Abraçaço Coletivo, a única condição é comparecer à praça sem bandeiras, camisetas, bonés ou outros adereços que identifiquem correntes políticas ou ideológicas – e estar disposto a abraçar pessoas sem conhecer sua posição em relação a esses temas. Em vez disso, os organizadores pedem que os participantes vistam camisa ou blusa branca, ou ao menos uma peça branca. Sugerem, também, que levem presentes baratos (como doces e bombons) para trocar com os outros.

Para divulgar o Abraçaço Coletivo pela Paz, foi criada uma página no Facebook, com todas as informações sobre a iniciativa. O endereço é https://www.facebook.com/events/905607319782325/

A programação começa com os participantes entoando o Hino Nacional à capela. Em seguida haverá a leitura de um manifesto (veja texto integral abaixo). Agentes políticos são bem-vindos como cidadãos, mas não haverá abertura para discursos, nem para distribuição de material político. Após a leitura do manifesto, todos serão convidados a trocar presentinhos e abraços. O evento será encerrado festivamente com um “minuto de barulho”, em que todos poderão bater palmas, batucar, assoviar e gritar, celebrando a democracia e o respeito à divergência.

Todos os participantes serão também convidados a filmar o evento com seus celulares, em partes ou no todo, e enviar as imagens para um número de WhatsApp que será divulgado, a fim de que os vídeos venham a ser usados em um minidocumentário produzido coletivamente.

O MANIFESTO

O manifesto que será lido enfatiza que os participantes, por aderirem ao Abraçaço Coletivo pela Paz, não renunciam a suas convicções ideológicas nem às bandeiras que levantam nos campos políticos e social.

Conheça a íntegra do documento:

“NÓS, CIDADÃOS BRASILEIROS, ESTAMOS AQUI, HOJE, COM BOA VONTADE E GRANDEZA DE ESPÍRITO, PARA NOS ABRAÇAR COLETIVAMENTE E CELEBRAR A BELEZA DA DEMOCRACIA, QUE CONSISTE NO RESPEITO ÀS OPINIÕES DIVERGENTES E NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA OS IMPASSES PELA VIA DO DIÁLOGO, JAMAIS DA VIOLÊNCIA.

SEM RENUNCIAR ÀS NOSSAS CONVICÇÕES IDEOLÓGICAS E SEM DEIXAR DE DEFENDER AS CAUSAS QUE JULGAMOS CORRETAS NOS CAMPOS POLÍTICO E SOCIAL, DECLARAMOS QUE ESTAMOS DISPOSTOS A RESPEITAR AS OPINIÕES CONTRÁRIAS E BUSCAR, COM OS OPOSTOS, UMA CONVERGÊNCIA EM FAVOR DA PAZ NA SOCIEDADE BRASILEIRA.

AO NOS ABRAÇARMOS, SEM SABER SE AQUELE A QUEM ABRAÇAMOS PENSA COMO NÓS OU DE FORMA DIFERENTE, EXPRESSAMOS NOSSA CONVICÇÃO DE QUE A DIVISÃO DE NOSSO POVO E A AUSÊNCIA DE UM DEBATE RESPEITOSO REPRESENTAM UM RETROCESSO PARA A DEMOCRACIA E O ESTADO DE DIREITO.

AO NOS ABRAÇARMOS, EXPRESSAMOS TAMBÉM, DE FORMA VEEMENTE,

• NOSSO APOIO AOS DIREITOS SOCIAIS, INDIVIDUAIS E COLETIVOS;

• A DEFESA INCONDICIONAL DAS LIBERDADES E DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO;

• A NECESSIDADE DE CONDUÇÃO DO DEBATE POLÍTICO PARA UM PATAMAR CIVILIZADO;

• NOSSO REPÚDIO AO PATRULHAMENTO IDEOLÓGICO E À INTOLERÂNCIA DE PARTE A PARTE;

• NOSSA CONDENAÇÃO A HOSTILIDADES A PESSOAS POR AQUILO QUE PENSAM E EM QUE ACREDITAM.”

Segurança pública e responsabilidades

Terceira Margem – Coletivo de Blogueiros Independentes informa que comunicará oficialmente as autoridades da área de Segurança Pública sobre o evento, para que suas forças possam se fazer representar, enviando efetivos para a praça, a fim de assegurar a incolumidade física e moral dos participantes.

Não nos responsabilizamos por atitudes de indivíduos ou grupos que possam tentar desvirtuar esta iniciativa apartidária e plural, cujo propósito único é um estímulo à cidadania exercida de forma responsável e consciente, bem como a uma reflexão sobre os caminhos que temos tomado enquanto povo e Nação.

Imagem de Prawny por Pixabay

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: