Independência criativa ou morte! Estreia ‘Fora da Margem’, um blog para eternizar os melhores memes e conteúdos

Neste 7 de Setembro, Terceira Margem proclama sua irreverência com o lançamento do blog coletivo “Fora da Margem”, destinado a perenizar os memes, vídeos e demais conteúdos que nos fazem rir, pensar e até descontrair nestes tempos bicudos

Todos os dias, centenas de conteúdos engraçados, críticos, emocionantes e até geniais percorrem anonimamente os grupos de WhatsApp, Messenger e outros aplicativos, e depois desaparecem – até porque a capacidade produtiva dos criadores é infinita, e os memes, como são conhecidos, se renovam com uma velocidade alucinante.

Pensando em perenizar essas criações, tornando-as acessíveis a um número maior de pessoas e evitando que desapareçam nos ralos do mundo digital, Terceira Margem – Coletivo de Blogueiros Independentes lança hoje o blog coletivo Fora da Margem, que será atualizado diariamente pelos integrantes do coletivo, com a colaboração dos leitores.

É uma forma de colocar uma “moldura digital” nessas peças de humor popular e geralmente anônimas, formando com elas um acervo selecionado de memes que merecem ser vistos e lembrados. Os posts serão publicados aos sábados e quartas-feiras, mas sua atualização será diária, à medida em que surgirem novos conteúdos interessantes.

A escolha do 7 de Setembro para estrear o novo blog não é aleatória. É uma maneira que este Coletivo de Blogueiros Independentes encontrou para celebrar a Independência – e, muito especialmente a independência criativa, tão bem exercitada pelos artistas e criadores que nos ajudam a enfrentar, com riso e emoção, estes tempos sombrios.

É, também, um gesto de resistência pacífica e legalista contra os atentados promovidos por governantes obcecados por agradar a setores ortodoxos da sociedade contra a liberdade de expressão artística e de pensamento assegurada pela Constituição, seja censurando cartilhas escolares, seja tentando forçar editoras a retirar publicações de bienais, seja buscando impor ao conjunto da sociedade uma visão populista e míope das relações humanas.

O novo blog nasce sob o signo da liberdade e da irreverência, tendo como avatar a imagem do bebê raivoso, um clássico que inspirou centenas ou talvez milhares de memes ao redor do mundo. Nasce, também, inspirado pelo espírito da contestação e resistência contra o farisaísmo e o populismo pseudomoralizante que, historicamente, tem encontrado no humor um de seus inimigos mais corrosivos.

Por isso, o slogan do novo blog não poderia ser outro. Neste 7 de Setembro, às margens de um Ipiranga digital – fluxo criativo infinito que ninguém sabe de onde vem ou para onde vai –, rompemos os laços da mesmice e do conformismo, erguemos nossos celulares e notebooks e bradamos montados em mulas imaginárias: independência criativa ou morte!

Na foto que ilustra este post, o ator Gene Wilder no papel de Willy Wonka, em cena do filme “A fantástica fábrica de chocolate” (“Willy Wonka and the chocolate factory”, EUA, 1971). Conhecido como “the condescending Wonka” (também chamado no Brasil de “Wonka irônico”), este fotograma de Wilder, falecido em 2016, é considerado um dos mais utilizados em todos os tempos para a criação de memes sobre os mais variados assuntos.

Colabore com o blog encaminhando os bons conteúdos que encontrar para o WhatsApp 15 99132-3216.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: