Fora da Margem, Ano 1, Ed. 11

Uma coleção sempre renovada de memes, vídeos, montagens, prints, frases e outros conteúdos que circulam nas redes sociais e WhatsApp, fazendo-nos rir e refletir sobre o País e o mundo em que vivemos. Publicações aos sábados e quartas-feiras. Atualizações a qualquer momento. Colabore enviando conteúdos (se possível, com indicação de autoria) para o WhatsApp no número (15) 99132-3216 ou marcando #foradamargem no Facebook.

Em destaque, a Graúna, um dos mais famosos personagens criados por Henfil. Analfabeta, a ave era usada pelo genial e combativo cartunista para criticar os problemas do Brasil: a desigualdade social, a indústria da seca, o coronelismo, o desmatamento — e até mesmo o milagre econômico propagandeado pelo regime militar.

Também era uma forma de fazer piada com o “Sul maravilha”, como dizia Henfil. É um exemplo do traço minimalista do artista. O corpo da conhecida ave de penas negras – originária da América Latina, do México à Bolivia e em grande parte do Brasil, sobretudo o Nordeste – era composto basicamente por um ponto de exclamação.

Agora, falando sério…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: