Homenagem – Antunes Filho 90 anos

JOSÉ SIMÕES – Hoje o Blog do Simões abre espaço para o depoimento de Raul Teixeira. Um amigo de todos os momentos do mestre Antunes Filho.

RAUL TEIXEIRA: Antunes Filho hoje, dia 12 de dezembro de 2019 completaria 90 anos.

Fez sua estreia no teatro em julho de 1952 e desde então nunca parou de criar, ensinar, encenar e encantar os palcos com seus inesquecíveis espetáculos. Tornando possível que o teatro brasileiro ganhasse o mundo.

Foram 67 anos de uma imensa e intensa produção de adaptações e encenações de peças para o teatro e para a televisão. Produziu e dirigiu o premiado e polêmico filme “Compasso de Espera”.

Incansável no seu ofício, era extremamente dedicado para que toda a sua realização fosse no mínimo perfeita e inovadora.

A sua vida foi registrada em livros, artigos, vídeos documentais e está registrada na vida de gerações de atrizes, atores, cenógrafos, figurinistas, iluminadores, cenotécnicos, adericistas, produtores, camareiras e sonoplastas. Era um diretor pedagogo que por meio do CPT/ SESC (Centro de Pesquisa Teatral), durante 37 anos abriu a possibilidade da experimentação nos diversos cursos criados para a formação e as produções de suas peças com o Grupo de Teatro Macunaíma.

Amava a vida abertamente e as pessoas a sua maneira. Numa combinação quase complexa de afetividade e austeridade. Amava o teatro, amava o ato de atuar, era totalmente dependente de seus atores e atrizes, onde nas longas conversa a troca de conhecimento alimentava sua alma. Antunes era um apaixonado por literatura, cinema, artes plásticas e música. Muito exigente consigo e com os outros, insistia na imersão cultural como um ato de formação.

Um homem reservado. Um homem que levava a vida com muita simplicidade. Almoçava cedo e seguia de ônibus, diariamente de sua casa para o CPT, sempre vestindo seu tênis, sua camiseta, sua jaqueta de jeans e sua inseparável bolsa de couro tiracolo. Na quarta-feira ir à feira era sagrado. E aos domingos, seu ritual era passar no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Se divertia no teatro, no cinema, nas exposições que selecionava criteriosamente todo início de semana, folheando jornais e revistas. Antes de dormir se deleitava com um boa leitura ou um vídeo selecionado a dedo.

Nos últimos anos de sua vida, o encontro na sorveteria da Ofner com seu pequeno grupo de amigos era sagrado. Todos os domingos, precisamente às 20h , as resenhas aconteciam para animar o novo começo de uma semana e claro, comentar sobre seu time de coração, São Paulo Futebol Clube.

Amigo e mestre Antunes, quase chegamos aos 90, mas aqui fica esta homenagem … um MOVIMENTO pelo CPT, onde agora vamos poder transitar pelos seus cantos, pelos lugares onde você criava, pensava, conversava, discutia, brincava, brigava e principalmente nos ensinava.

Continuaremos os seus passos sempre em frente, avante, “a via”, olhando para o horizonte, em busca do infinito.

Abaixo a programação de aniversário

690335CA-8A0C-4024-84E4-EA27923AE78A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: