JOSÉ SIMÕES (Blog do Simões) – Nós artistas do interior do estado de São Paulo, aqui da Região Metropolitana de Sorocaba, seguimos nos organizando em várias frentes de luta contra o desmonte da Cultura.
Não há verbas para quase nada relacionado às Artes e a Cultura nos municípios da região metropolitana. Mas a luta segue, seja na atuação nos conselhos municipais de cultura de cada município, seja nos saraus, nos encontros e, também, nas ações do coletivo REDE de TEATRO (que já realizou o I e o II FESTÃO FESTIVAL REGIONAL DE TEATRO). A luta é enorme.
No primeiro encontro da REDE de TEATRO, dia 27 de janeiro, 19h, no SENAC (estão convidados) conversaremos como poderemos participar da Semana de Arte Contra a Barbárie, de 11 a 18/02/2020.
Vamos pensar em ações solidárias, aqui, na região metropolitana de Sorocaba.
É importante nos manifestarmos contra a censura e contra o desmonte que a Cultura sofre no país.
Segue o chamamento do movimento Artigo Quinto para a Semana de Arte Contra a Barbárie
(Texto da rede social de Aimar Labaki)
Aos artistas e produtores de São Paulo.
O movimento Artigo Quinto está organizando uma manifestação contra a censura e o desmonte da Cultura. Para fazer algo relevante precisamos preencher uma programação artística de fôlego, durante 8 dias, na rua, na manifestação Semana de Arte Contra a Barbárie, de 11 a 18/02/2020, na hora do almoço, na frente do Theatro Municipal.
Nosso primeiro passo será preencher a Semana, na frente do Municipal, com a abertura e o encerramento com música, sempre com intervenções políticas, mandando nosso recado para a população. Nos outros 6 dias, também na hora do almoço, precisaremos de muitas atividades artísticas de rua, acústicas ou sem fala, e utilizaremos megafones para o manifesto, a parte política ou a leitura de um poema, por exemplo.
Se tivermos grupos locais que encampem a ideia, produzindo a Semana na periferia, em praças, com grande circulação de pessoas, as atividades artísticas dispostas a itinerar, poderão ir para as zonas leste, sul e norte.
Pense como você poderia participar e procure alguém da programação e/ou produção ou envie seu contato por e-mail, no endereço no final desta mensagem. O tema é liberdade de expressão e a Semana é contra o desmonte da Cultura.
Participe e avise outros artistas e grupos! Todos nós trabalharemos voluntariamente, sem cachês.
Todas as expressões artísticas são bem-vindas. A Semana aposta na diversidade.
Nosso contato:
movimentoartigoquinto@gmail.com
Deixe uma resposta