Vai ter Carnaval, sim! É Festa em Sorocaba.

JOSÉ SIMÕES (Blog do Simões) – O poder público de Sorocaba cancelou o Carnaval de rua. Uma pena.  Cancelou sem ao menos buscar outra possibilidade de realizar o evento nas ruas ou praças. Faltou diálogo.

Observo nestas situações uma relação morde assopra. De um lado, batem no peito que não se deve dar dinheiro para festa do carnaval. Gritam: existem outras prioridades, etc. Do outro lado, não reconhecem o carnaval como produtor de recursos e renda.

Ao fim, depois desse blá blá blá, o fato é que a prefeitura gastará dinheiro com o Carnaval. SIM! vai gastar dinheiro com o Carnaval. Nas várias atividades pulverizadas pela secretaria. Os gastos serão, por exemplo, na estrutura, funcionários, etc. Afinal nada é de graça.

É função do poder publico estimular a Cultura em todos os seus segmentos. Carnaval é Cultura quer queiram, quer não queiram.  Erra a Secretaria da Cultura em fazer um discurso contra o carnaval de rua. Os vereadores podem ir a tribuna e falar o seu ponto de vista. Mas cabe ao representante da Cultura mostrar o lado da Cultura.

Cabe lembrar que não é função da Secretaria da Cultura fazer festa ou arte. Prefeitura não faz carnaval. Se fizer, também, está errado. Ela tem é que organizar o processo, juntar pessoas, dar condições, etc.  Verificar qual grupo minoritário que está precisando de um olhar especial, dialogar com a sociedade, defender a Cultura, fortalecer os equipamentos, propor políticas e defender as já existentes. Não existe Cultura que começa do zero. Não confundir Cultura com Arte.

Uma cidade sem Cultura é uma cidade, também, sem Educação. Elas andam de braços dados. Uma se alimenta da outra. Qualidade de vida.

Mesmo diante dessa confusão o cidadão sorocabano não deixa a peteca cair (como diz o dito popular) e aos poucos se organiza criando brechas. Sim! Vai ter carnaval.

Desse modo, para dar visibilidade a estas ações, toda a semana, até o final do carnaval, divulgarei  os eventos que acontecerão na cidade.

GRITO DE CARNAVAL

Bloco Krukata

O bloco oferece oficinas e busca juntar as ONGs e os artistas no processo. Recebeu o Selo Social em 2019. É conhecido, como afirmam os seus participantes, pela alegria contagiante dos seus integrantes.

Data: 01/02/2020

15:00 Abertura do Grito/ 16:00 Bateria Chapelaria – UFSCar Sorocaba

16:30 Bateria Bateruja – Facens/ 17:00 Grupo Carnavalesco do Fábio Marrom (Rei Momo)

18:00 Bloco Krucatá/ 19:00 Banda Krucatá

Tem Brinquedos para criançada, comidinhas de rua e  bebidinhas.

Local: Sarava bar

Rua Álvaro Teixeira de Souza Leite, 94, 18035530 Sorocaba

CARNAVAL SOLIDÁRIO

Bloco Entra Justo e Sai Perfeito

Bloco criado por amigos que a cada edição cresce. Nesta edição quem participar vai colaborar com a associação INTEGRAR. Diversão e solidariedade

A festa promete banda com música ao vivo, bebida (chopp, agua e refrigerante incluídos) e comida de feira (paga)

80 reais (mulher) e 120 reais (homem) – abada e caneca

Data: 08/02/2020 (sábado)

19:00 as 23:00

Local: Comendador Pereira Inácio, 1991. Jardim Vergueiro.

Contato: 3212 9030

contato@integrarsorocaba.org.br

DEPOIS A GENTE SE VIRA

Lançamento da camiseta

É pontapé inicial do tradicional bloco de carnaval da cidade. Nesta festa a organização irá apresentar o homenageado ou homenageada desse ano.

Data: 08/02/2020 (sábado)

Entrada: 15 reais

19:00

Local: Espetinhos da Villa

 Av. Americo Figueiredo  1051 – Jd Simus – Sorocaba /SP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: