Quem tem a força?

RUBENS NOGUEIRA – Tivemos, ao anoitecer do penúltimo dia deste janeiro surpreendente de tragédias urbanas, verdadeiras demonstrações dos elementos em fúria, como se a natureza quisesse que os apedeutas palacianos de Brasília entendam quem tem a força!

Durante algumas horas a chuva e os ventos que tanto têm castigado o Rio, Belo Horizonte, Espírito Santo e tantas outras localidades assustaram. Mesmo com as venezianas fechadas as águas inundaram o meu quarto – um terror!

“Estou com medo” – lembrei-me da frase da agora Ministra da Cultura, a eterna namoradinha do Brasil e grande atriz, Regina Duarte, em 2003 quando Lula já parecia invencível, mas isso é outra história; hoje Lula não assusta mais ninguém.

Regina Duarte

A quinta-feira está ensolarada. O jornal reflete as preocupações com o novo inimigo – o tal de coronavírus. Logo agora que contávamos receber boas coisas da China!

No Brasil, Regina Duarte assume o Ministério da Cultura. É a segunda estrela da TV Globo a se tornar o centro das atenções na República bolsonarista.

Acho difícil que ela ultrapasse, mas se puder ser uma digna sucessora do maior ministro da Cultura que já ocupou o cargo no Brasil contemporâneo – Gilberto Gil –, será muito bom.

70 anos de Rio

A manhã deste domingo no Rio de Janeiro é daquelas que se recorta e coloca na parede. Em manhãs como a de hoje tem programas e mais programas na televisão que recordam uma cidade que já não existe. Como resume o jornal “O Globo” – “uma cidade mutante, diversa, lúdica e violenta”. Ainda assim, maravilhosa!

Pois foi em um dia assim que troquei Sorocaba pelas belas praias, do Leme ao Recreio e mais além, porque conheço os balneários de Niterói até Búzios e da Pedra Bonita até Guaratiba.

Dia 3 de fevereiro comemorei 70 anos de vivência por aqui: transitei da Leopoldina à rua da Carioca, Santa Tereza, Urca, Praia de Botafogo, rua São Salvador, rua Senador Correia, Avenida Atlântica, rua Jangadeiros, rua Visconde de Pirajá, Avenida Epitácio Pessoa, rua Álvaro Ramos, e no momento estou ancorado no Rio Comprido.

Foto: Tomaz Silva\Agencia Brasil

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: