Terceira Margem 1 Ano: confira os posts mais lidos destes doze meses do blog Aquele Sabor Que Me Emociona

MARCO MERGUIZZO – 14 de março de 2019. Há exatamente um ano nascia o Terceira Margem. Como o próprio nome sugeria, um grupo de autores e blogueiros independentes propunha, à época, uma via alternativa de informação para velhos e novos leitores que circulavam pela rede mundial de computadores, ávidos por um conteúdo de qualidade, plural e diferenciado.

Passados os 365 primeiros dias, desde que zarpamos nessa jornada digital, 18 autores versados em diversas áreas remaram de modo ininterrupto, revezando-se na produção de uma pauta variada, exclusiva e original, e alcançando o número de 471 publicações inéditas, com uma legião de leitores dentro e fora do Brasil.

Com total independência editorial, abordamos ao longo dessa breve porém produtiva travessia os mais diferentes temas: dos cenários cultural e político da região e do País aos textos-documentários sobre o rio Sorocaba; das crônicas do cotidiano aos artigos opinativos sobre arte, cinema, teatro, poesia, filosofia, sociologia, psicologia, literatura policial, além de uma profícua produção de vlogs filosófico-culturais.

Enfim, um material autoral múltiplo e precioso, que busca instigar não apenas a leitura e o entretenimento mas o debate de ideias, a reflexão e o diálogo num mundo desafortunadamente cada vez mais dividido, fragmentado e radical.

No caso deste blog, os leitores pontuais ou aqueles mais fiéis puderam escolher textos a partir de um menu com cerca de 70 artigos, entre registros de viagens, reportagens enogastronômicas, entrevistas com produtores de vinho, artigos sobre personagens da música, do cinema, das histórias em quadrinhos e de vários esportes como o tênis, o basquete e o futebol, além de avaliações pessoais e croniquetas afetivas.

Tudo temperado, claro, com muita apuração, pesquisa e edição de imagens e informação de qualidade, visando a despertar o apetite daqueles que amam ler, beber e comer bem e saborear, enfim, a vida. Leia ou releia, abaixo, os doze posts mais lidos – um para cada mês do ano – do blog Aquele Sabor Que Me Emociona, neste primeiro ano do Coletivo Terceira Margem.

É hora, portanto, de comemorar – vida longa ao canal!

Que venha outro ano mais – e muitos outros!

A viagem do Terceira Margem vai continuar.

1

Carnívoros, bois e outras bovinices

Spoiler: “Em tempos de satanização nutricional, modismos culinários e bovinices gastronômicas, que de tempos em tempos vilanizam e em seguida absolvem este ou aquele alimento, crucificar os adeptos desta ou daquela corrente alimentar virou carne de vaca, com o perdão do trocadilho…” (Publicado em 01/04/2019).

Para ler o artigo na íntegra clique aqui ou em cima do título).

2

Jazz e vinho: uma dupla super afinada que dá samba

Spoiler: “Confesso. Tenho algumas grandes paixões na vida que fazem meu coração bater mais forte: a literatura, o cinema, o jazz e o vinho – não necessariamente nessa ordem. Cada uma delas é capaz de tocar fundo a minha alma, aflorar minha sensibilidade, tirando-me, mesmo que por alguns poucos instantes, das batalhas cotidianas…” (Publicado em 21/04/2019).

Para ler o artigo na íntegra clique aqui ou em cima do título).

3

A festejada feijoada e o popular PF são símbolos à mesa da malandragem nacional

Spoiler: “Feijoada ou prato feito? Ou, por acaso, seria pra você o churrasco? Qual é, afinal, a maior referência culinária e o prato número um do Brasil? Não sei a sua, mas na opinião do escritor gaúcho e bom de garfo Luís Fernando Veríssimo, o popular pf é o maior símbolo à mesa da unidade nacional, uma preparação caseira e trivial que encanta milhões de brasileiros de todas as classes sociais…” (Publicado em 26/04/2019).

Para ler o artigo na íntegra clique aqui ou em cima do título).

4

O hot chicken de Johnny ‘bad guy’ Cash, o Vietnã e a boa mesa de Nashville, a capital da country music

Spoiler: “Indicado pelo jornalista e contista de quatro costados José Carlos Fineis, autor do imprescindível blog Conversa de Armazém, neste Coletivo, assisti dia desses ao documentário Nixon and the Man in Black, em exibição na Netflix, e me encantei com a trajetória contundente, errática e de posições polêmicas, porém, extremamente apaixonante, do cantor…” (Publicado em 17/05/2019).

Para ler o artigo na íntegra clique aqui ou em cima do título).

5

Aos 55, Mafalda que ama a paz, os Beatles e a democracia – mas odeia sopas e armas -, continua uma adorável ativista

Spoiler: “Nas palavras de seu criador, o cartunista Quino,­ a quase sessentona Mafalda ama e sempre amará, nesta ordem, os Beatles, a­ demo­cracia, os direitos das crianças e a paz. Em contrapartida, odeia sopa (uma alusão ao autoritarismo e à obrigação de saboreá-la contra a sua vontade), armas, guerra e o agente secreto…” (Publicado em 24/05/2019).

Para ler o artigo na íntegra clique aqui ou em cima do título).

6

Patrimônios da mesa caipira, tentações de milho como a pamonha e o curau reinam à mesa nos festejos juninos

Spoiler: “Pamonhas, pamonhas, pamonhas… Pamonhas caseiras, pamonhas fresquinhas! Pamonhas de Piracicaba! É o puro creme do milho verde!” Vendidas no passado em velhas Kombis equipadas com potentes alto-falantes que perambulavam por Sorocaba e região, quem não se recorda com boa dose de nostalgia desse bordão que anunciava o quitute à base de milho,…” (Publicado em 31/05/2019).

Para ler o artigo na íntegra clique aqui ou em cima do título).

7

Para brindar os 75 anos de Chico, as canções que lembram seu precioso legado artístico, o ativismo e, claro, a boa mesa

Spoiler: “Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome”. Embora a frase, antológica, seja do genial Caetano Veloso, ela expressa em boa medida a trajetória grandiosa de um outro gigante da MPB e da cultura nacional: a de Chico Buarque de Holanda, uma figura superlativa nos cenários musical, cultural e político brasileiros nas últimas cinco décadas, e que nesta quarta-feira, dia 19 de junho de 2019, completa 75 anos de vida…” (Publicado em 18/06/2019).

Para ler o artigo na íntegra clique aqui ou em cima do título).

8

Os sete pecados capitais evocados por Jefferson Rueda, o chef-açougueiro do 39º melhor restaurante do mundo

Spoiler: “Após mais de duas décadas que durou o longo reinado culinário do paulista de São Bernardo do Campo, Alex Atala, além da entrada em cena da gaúcha de Porto Alegre, Helena Rizzo – dupla de craques da cozinha brazuca alçada ao estrelato planetário e que colocou o país no centro das atenções e no pelotão das melhores gastronomias do mundo -, agora é a vez do riopardense Jefferson Rueda, de A Casa do Porco Bar, em São Paulo, pegar o bastão, o cetro, suas facas e cutelos e sentar-se merecidamente no trono…” (Publicado em 27/06/2019).

Para ler o artigo na íntegra clique aqui ou em cima do título).

9

Na galeria dos fortões e bons de garfo das HQs, reina o marinheiro Popeye que, em 2019, faz 90 anos em grande forma

Spoiler: “A realidade imita a ficção. Em uma de suas mais recentes polêmicas, o presidente da República comparou-se a Johnny Bravo, um personagem de desenho animado famoso nos anos 1990. Lado a lado com os fortões e comilões das HQ de todos os tempos, como o bom e velho marujo Popeye, que em 2019 completou nove longevas décadas de vida, este icônico personagem de Elzie Segar ganha de braçadas em se tratando de carisma, prestígio e longevidade…” (Publicado em 08/08/2019).

Para ler o artigo na íntegra clique aqui ou em cima do título).

10

Amante da vida, a ‘bruxa’ Frida Kahlo, a mais hedonista das artistas mexicanas, pintou a si mesma, a vida e a morte, o sete e a boa mesa

Spoiler: “Dia das Bruxas? Finados? Não, não se engane. Os crânios e caveiras que levam os traços inconfundíveis de Frida Kahlo, referência artística à tradição do Dia de Los Muertos, no México, rivalizam em exposição midiática com as abóboras plastificadas e globalizadas do Halloween da cultura saxã, comemorada no mundo todo, nesta quinta-feira, 31/10. Artista transgressora e feminista, ativista política crítica e atuante, além de cozinheira de mão cheia, conheça a trajetória dessa figura marcante do século 20 que viveu à frente de seu tempo.” (Publicado em 31/10/2019).

Para ler o artigo na íntegra clique aqui ou em cima do título).

11

Os clássicos da boa mesa de Rimini, a cidade natal que inspirou o paladar, a magia e o lirismo do cinema autobiográfico de Federico Fellini

Spoiler: ” Luz, câmera… tentação! Um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos, o italiano Federico Fellini (clicado à mesa com a atriz Claudia Cardinale, no set do filme Otto e Mezzo, de 1962), caso ainda estivesse vivo completaria nesta segunda-feira, 20/1, um século de vida. Embora tenha morado e vivido na Cidade Eterna praticamente toda a vida, retornava volta e meia ao interior da Emiglia-Rogmagna, de onde é oriundo, para matar saudades de delícias à mesa como a piadina romagnola, a sopa inglesa e os famosos parmesão e prosciutto di Parma…” (Publicado em 20/01/2020).

Para ler o artigo na íntegra clique aqui ou em cima do título).

12

Morte trágica de Kobe Bryant remete a duas glórias gastronômicas: o wagyu, que originou seu nome, e o Brunello de Montalcino, legenda da Toscana

Spoiler: “Um merecido tributo a um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. Em um acidente de helicóptero ocorrido neste domingo, 26/1, morreu o ex-ala e armador do Los Angeles Lakers e da Seleção Americana de Basquete, Kobe Bryant…” (Publicado em 27/01/2020).

Para ler o artigo na íntegra clique aqui ou em cima do título).

MARCO MERGUIZZO 
é jornalista profissional 
especializado em gastronomia, 
vinhos, viagens e outras 
coisas boas da vida. 
Escreve neste Coletivo 
toda sexta-feira. 
Me acompanhe também no Facebook e no Instagram, 
acessando @marcomerguizzo  
#blogaquelesaborquemeemociona 
#coletivoterceiramargem
LEIA TAMBÉM:

2 comentários em “Terceira Margem 1 Ano: confira os posts mais lidos destes doze meses do blog Aquele Sabor Que Me Emociona

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: