É a economia, estúpido!

FREDERICO MORIARTY – Introito. Este texto foi publicado originalmente no feice no dia 26 de março. A urgência da pandemia trouxe a postagem a este espaço também. O próprio presidente dos Estados Unidos reconheceu ontem a importância do exposto aqui. Mais ainda: citou os mesmos dados: de 100 mil mortos a 2,2 milhões se nada for feito (leia aqui o pronunciamento).

Nós, do Terceira Margem, reforçamos: fique em casa!!!

#coletivoterceiramargem #fiqueemcasa

Abaixo, o meu texto do feice:

No dia 1 de março os EUA contabilizavam seu 100° caso de Covid-19. O presidente Trump se recusou a tomar medidas de restrição de circulação ou de isolamento da população. Um país não pode parar por causa de uma gripe, falou o Donald. Passadas três semanas, meio no desespero, a quarentena chegou ao país. Mais ainda, de forma bombástica anunciou a suposta “cura” da doença.

Esta semana, ele voltou a insistir no fim do isolamento. O resultado em não ter adotado as medidas restritivas já começa a aparecer: o país já é o 1° em número de casos, passando dos 140.000. O sistema de saúde que é inteiro privado, colapsou. Domingo (29/3) já passavam dos 2.600 mortos por coronavírus. As perspectivas são trágicas: simulações matemáticas falam de 100 mil (otimista) e de, até, 3 milhões de mortos (pessimista).

E a economia?? Pois é, lá no começo, resolveram não ser histéricos. Deu certo aparentemente. Semana passada só 200.000 americanos pediram auxílio-desemprego. Essa semana a idiotice trumpiana apareceu: 3,3 milhões de norte-americanos pediram auxílio-desemprego. A mais alta taxa de toda a história. Bateu o número de 1982 com 692.000 pedidos.

Simplesmente 15 vezes mais do que na semana passada e ainda falta 1 dia (os dados são da quinta, 26/3). Previsões estimam que esse número ultrapassará dos 4 milhões na próxima semana. Não ter feito a quarentena inicial elevará a taxa de desemprego no país de 6% para 11% em 15 dias!! E adivinha quem irá socorrer os americanos? Um pacote de US$ 1,8 trilhão do Estado. Fora o gasto que o mesmo Estado terá com a calamidade na saúde.

Entendeu, estúpido?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: