Ações públicas para Artes e a Cultura na Região Metropolitana de Sorocaba durante a pandemia

JOSÉ SIMÕES – As administrações públicas das cidades de Salto e Araçoiaba da Serra apresentaram, na última semana de abril, editais destinados ao trabalho dos artistas das artes – Quarentena Cultural e Credenciamento para Oficineiros.

Estes dois editais são os primeiros, dentre os municípios da Região Metropolitana de Sorocaba que, finalmente, saíram do papel. Isso foi possível dado o empenho e esforço das equipes de Sandro Bergamo (Secretário da Cultura de Salto) e Grace Carreira (Diretora de Cultura de Araçoiaba da Serra).

Os tempos não estão fáceis para os titulares das secretarias ou diretorias de Cultura da Região Metropolitana de Sorocaba.

Se por um lado, os gestores da cultura precisam enfrentar, no senso comum, a visão que os investimentos em Cultura e Artes são supérfluos e dispensáveis. Nesse sentido precisam se posicionar, dialogar, reunir, potencializar e reiterar a importância das artes e do trabalho dos artistas para a cidade, para aos vereadores e  demais agentes políticos do governo municipal. Nesse processo é fundamental o apoio dos artistas da cidade. Não é mesmo fácil aparar arestas, buscar a união e o consenso entre os artistas do município em tempos de isolamento. O trabalho é árduo, mas não impossível.

Por outro lado, nesta crise ficou evidente que, em algumas administrações municipais, alguns gestores não tem interlocução  com os artistas da cidade ou mesmo força política para defender as Artes e a Cultura entre os agentes políticos, que constituem o governo municipal. Em poucas palavras: fazem figuração.

Vamos conhecer os editais:

94986587_2969243976455573_5285367272485945344_o

Quarentena Cultural:

(podem participar somente artistas residentes na cidade de Salto)

A PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SALTO, por meio da Secretaria da Cultura, faz saber que se encontra aberto o Concurso Quarentena Cultural, com o intuito de fortalecer e difundir a produção cultural local diante do cenário de crise sanitária causado pelo COVID-19. Considerando ainda as medidas de prevenção, controle e contenção de riscos e danos agravados à saúde pública, conforme disposto baixado pelos decretos municipais, estaduais e federais, que priorizam a salvaguarda de milhões de cidadãos.

Considerando também a finalidade da Secretaria da Cultura de difundir a arte e fomentar a cena local, o presente Concurso dispõe o valor de R$ 210.000,00 (duzentos e dez mil reais), que visará a seleção de artistas residentes em Salto/SP, para realização de apresentações virtuais no período da pandemia.

O valor será destinado para até 70 (setenta) projetos, contemplando cada proponente selecionado com o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais).

Esta medida, de caráter emergencial, não tem como finalidade provocar a reunião de indivíduos, mas, antes de tudo, gerar recursos e contribuir para o trabalho de artistas, em especial diante da necessidade da suspensão e isolamento social, momento em que os artistas estão impossibilitados de se apresentar.

O grande impacto do cancelamento das atividades e eventos culturais em todo o país afeta em especial este setor, agora contemplado pelas vias expressas do presente Concurso. Diante do alto grau de subjetividade na escolha dos projetos em relação à quantidade limitada de apresentações, esse Concurso se constitui como uma ferramenta essencial à consolidação dos princípios que regem a administração pública, sobretudo o caráter impessoal que confere a possibilidade de atender ao setor artístico, desde que preencha os devidos requisitos apontados como critérios objetivos de seleção.

Inscrição no link: https://forms.gle/i1XpUMUVEAqu6Ess5

95313996_2652416998203254_6067568653463715840_n

Credenciamento de Oficineiros

(podem participar artistas de toda a Região metropolitana de Sorocaba)

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra, por meio do Departamento de Cultura, propõe o edital para interessados em realizar oficinas culturais no Departamento de Cultura em 2020 e 2021.

Esta iniciativa visa incentivar ações culturais e a economia criativa, estimulando o setor artístico tanto durante o período de restrições a aglomerações por conta do combate à Covid-19 como, também, no pós pandemia.

Podem ser inscritas propostas para realização no ambiente virtual ou presencialmente. Neste último caso, as atividades presenciais só serão realizadas após o término das medidas de restrição a aglomeração.

Os interessados devem ler atentamente o edital, preencher formulário online e enviar as propostas por email até o dia 29 de maio de 2020.

Podem participar do credenciamento pessoas físicas ou jurídicas, residentes ou não em Araçoiaba da Serra, com propostas em quaisquer das seguintes modalidades: Artes Visuais, Audiovisual, Capoeira, Circo, Cultura Geral, Cultura Tradicional, Dança, Elaboração de Projetos Culturais, Figurino/Moda, Gastronomia, Hip Hop, Literatura, Música, Teatro, Técnicas Manuais.

Confira o edital e outras informações no link http://aracoiaba.sp.gov.br/…/uploa…/2020/04/CredOficinas.pdf 

 

Que venham novos editais

Não é preciso repetir que as atividades artísticas e culturais, com público presencial, estão entre as que sofreram os primeiros impactos econômicos nesta pandemia. O isolamento foi devastador para os trabalhadores das artes.

Enfim se a crise esta diante de todos nós é necessário enfrentá-la. Mãos à obra. Vamos a utilizar neste momento uma das principais características do trabalhador artístico: a criatividade.

Os gestores da Cultura e Artes da região metropolitana precisam ousar, buscar saídas e oportunidades para este momento, em forte dialogo com os artistas locais. Juntos.

Que sejam propostos outros editais destinados ao fomento das Artes e da Cultura dos municipios que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: