A live da discórdia em Sorocaba

JOSÉ SIMÕES – A Secretaria da Cultura de Sorocaba propôs uma live musical para comemorar o aniversário da cidade.

Por que a discórdia?

Os artistas do município de Sorocaba durante o ano de 2020 não tiveram nenhum tipo de investimento (estamos em agosto), teatro municipal fechado, carnaval cancelado, edital da LINC 2020 sem publicação, prêmios de literatura e artes visuais suspensos, nenhum investimento na segurança do patrimônio e na memória da cidade, Fundo Municipal de Cultura com as verbas indisponíveis, o pior orçamento da LOA-2021 para a pasta dos últimos seis anos, além da troca de mais de seis secretários, etc.

Diante deste quadro a Secretária da Cultura planejou uma live no qual vinte bandas ou músicos independentes seriam selecionadas e, ao final do evento, três bônus (1.500; 1.000 e 500 reais) que totalizam 3.000 reais, que serão distribuídos para os músicos eleitos pelo voto popular. Nesse mesmo projeto secretaria pagará 8.650 reais para uma empresa fazer a transmissão, edição e gravação da live. A seleção dos músicos e os demais critérios, como aponta na chamada, ocorrerão por conta de integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Fórum Permanente de Culturas de Sorocaba e da Câmara. Segue um trecho da proposta:

“Na primeira etapa da inscrição, os músicos deverão enviar um vídeo de uma apresentação já realizada, o modo de envio será divulgado em breve, que serão analisados por uma Comissão, formada por um representante da Secretaria da Cultura, do Fórum Permanente de Culturas de Sorocaba (FOPECS), do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e da Comissão de Cultura da Câmara Municipal que definirão os critérios técnicos para avaliação e seleção dos candidatos.” (Site PMS)

Eis o nó.

O Conselho Municipal de Política Cultural informou na sua rede social que não foi consultado, apesar do seu nome estar indicado como participante da seleção. Imediatamente enviaram uma carta de repúdio. O outro coletivo FOPECS, também, não foi consultado e enviou outra carta discordando dos termos da live.

A secretaria não combinou com os envolvidos. Não ouviu os argumentos. Eis a discórdia.

Alguns artistas preferiam que todos recebessem um cachê, que não houvesse uma competição neste momento da pandemia, que a secretaria depois de todo o histórico desse ano poderia ao menos valorizar os artistas remunerando-os todos pelo trabalho realizado, etc. Enfim as justificativas estão nas referidas cartas publicadas nas redes sociais.

A proposta de uma live é viável nestes tempos de pandemia. Mas mesmo as boas ideias precisam estar em sintonia com a situação atual dos artistas. Seria uma live autoral? Seria exatamente o que? Quais as metas envolvidas? Quais os objetivos? Há relação com a formação de público? Se insere no campo da animação cultural? Se articula com qual política cultural vigente no município?

Quem ajuda quem?

Os artistas precisam de ajuda. Esta live não ajuda aos artistas músicos da cidade. Pois seria a mesma coisa dizer que o sorteio dos bilhetes da loteria federal ajudaria a população a sair da pobreza. Todos concorrem e somente dois ou três ganham. Aos restantes somente a esperança.

Os artistas estão sem recursos. Tiveram os seus contratos cancelados. Não podem, por exemplo, tocar nos bares, casamentos, festas, etc. Como não aceitar esta “oportunidade”? É isso mesmo?

Os artistas precisam de apoio esperam “para ontem” que o Fundo Municipal de Cultura seja descontingenciado, o edital da LINC seja publicado, que a sua água não seja cortada por falta de pagamento e, também, seja criado um fundo de apoio aos artistas sorocabanos. (Isso não tem nada a ver com os recursos que virão da Aldir Blanc)

Com esta live podemos nos perguntar: Quem ajuda a quem? Quem divulga quem? Quem dialoga com quem? Quem ganha o que? Quem respeita quem? Que ideia de Cultura é esta?

Carta do CMPC:

Carta do FOPECS:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: