Evandro, o mestre que chega chegando

CARLOS ARAÚJO (Blog Outro Olhar) – O escritor Evandro Affonso Ferreira é o mais novo integrante dos blogueiros “refugiados” no Coletivo de Blogs Terceira Margem. Seu blog — na verdade, um videoblog — estreia neste domingo, dia 18. Evandro “chega chegando”, “causando”, botando “fervura” com suas “pílulas” de mensagens na insondável zona de conforto dos blogueiros independentes. E é recebido pelos amigos em clima de festa e animada confraternização, numa demonstração de que a alegria e o bom humor continuam sendo armas de combate à tristeza e à angústia em tempos tão difíceis, incertos, improváveis.

]E não poderia ser de outra forma. Evandro é a cara do bom humor, da ironia fina, da boa conversa, das saborosas histórias, notáveis pelo poder de atrair e convencer o ouvinte ou o leitor de que, apesar da desesperança de hoje, haverá sempre um amanhã. Não há uma palavra dita ou escrita por ele que seja em vão: todas têm funções específicas no conjunto da obra, como se fossem articuladas para dar forma e profundidade às suas histórias e mensagens.

Evandro é escritor de linguagem, de empenho com a palavra. Ele está certo de que o escritor não basta contar uma história. Tendo bebido na fonte de Machado de Assis e outros clássicos, sabe que o texto tem que ser composição inventiva e muito particular, ao ponto de fazer com que a prosa possa se fundir com a poesia, ao ponto de criar poesia em prosa e prosa em poesia, não necessariamente nessa ordem. Evandro pertence à categoria dos que lapidam cada palavra com a sofisticação da ourivesaria.

E nesse aspecto ele está bem acompanhado. Se um dos hábitos dos que têm a literatura como sentido de vida é agrupar os mestres em galerias, Evandro faz pensar em níveis de qualidade literária como os atingidos por clássicos da categoria de Guimarães Rosa, Osman Lins, João Antônio, Raduan Nassar.
Evandro é um mestre da literatura brasileira entre os talentos que despontaram nas últimas décadas no Brasil. E são tempos férteis para a literatura brasileira, apesar da tímida repercussão no contexto de uma cultura combatida que não reflete a riqueza das produções literárias. Tempos férteis que geraram nomes notáveis como Luiz Ruffato, Milton Hatoum, Antonio Prata. E, entre eles, Evandro Affonso Ferreira ocupa o seu espaço. Todos formam um time de craques no domínio da palavra e da técnica narrativa baseada em novas possibilidades de linguagem. E nos jogos literários, Evandro atua em várias posições, inclusive em vídeos postados nas redes sociais, numa surpreendente habilidade com os arriscados labirintos da internet.

Evandro ganhou o Prêmio APCA de melhor romance de 2010 com “Minha Mãe se Matou Sem Dizer Adeus” e o Prêmio Jabuti de 2013 com “O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam”. Também explorou a sonoridade da língua portuguesa em combinação com dialetos indígenas em outras produções. Suas inquietações com a linguagem se refletem nos textos, surpreendem até mesmo os leitores mais atentos e tiram o sossego dos acomodados.

Eu tive o privilégio de conhecer Evandro inicialmente por meio de resenhas literárias de seus livros. Agora, para nossa sorte, temos a sua presença aqui no Terceira Margem, essa revista eletrônica de sonhadores e amantes da cultura em suas diversas manifestações. Seu nome foi uma primorosa indicação do ator, diretor e agitador cultural Paulo Betti, também blogueiro do Terceira Margem. A recepção é festiva, afetuosa, sentimental, como se a chegada de Evandro fosse aguardada desde sempre, e sua presença é uma promessa de produções em videoblogs com saborosas conversas, muito bom humor e histórias inesquecíveis.

Seja muito bem-vindo, querido Evandro, com o abraço fraterno de cada um dos blogueiros que celebram a sua chegada do lado de cá e também do lado de lá da Terceira Margem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: