Nunca mais outra vez noutra sombra

Evandro Affonso Ferreira

Hoje eu resolvi falar sobre títulos de livros. Não sei como acontece com você, se você aí do outro lado é escritor. Mas cada um dos coleguinhas, dos amigos escritores com quem eu converso, cada um tem um jeito de criar título. Eu começo a escrever, 40, 50 páginas, neca de aparecer o título. Eu sei que uma hora ele aparece. Ou dentro do próprio livro, ou andando na rua…

Pílula do dia

Sanatório, de Bruno Schulz

Bruno Schulz, escritor polonês, nascido em 1892, na pequena cidade de Drohobyez, morto numa rua, pelas mãos da Gestapo, em 1942. Não foi por obra do acaso que escrevi, tempos atrás: O diabo matou meu Deus. Seus principais livros: Sanatório e As lojas de canelas. Pequeno trecho dele, Sanatório:

Então, a época genial existiu ou não? É difícil de responder. Sim e não. Porque há coisas que não podem acontecer totalmente, até o fim. São grandes e magnificas demais para caber num acontecimento. Elas só tentam acontecer, elas só verificam se o solo da realidade as aguenta. E logo recuam, com medo de perder a sua integridade na deficiência da realização.

Foto principal: Evandro Affonso FerreiraSérie Ruínas

9 comentários em “Nunca mais outra vez noutra sombra

Adicione o seu

  1. Grande Evandro, escritor supimpa do Araxá para o mundo ! Parabéns meu velho amigo, com quem nunca estive pessoalmente, mas que me evoca as melhores lembranças desde a minha infância. Assim nós descobrimos amigos desde sempre e para sempre. Quanta saudade de você!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. eh he evandrinho-embaixo-do-chapéu: disfarçado de blogueiro e espelhado em ruínas – sempre construindo amizade e literatura como se todas as outras atividades dessa nossa humanidade fossem mera estupidez! (e não são?)

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: