Asherah, a esposa de Deus

FREDERICO MORIARTY – No princípio era o caos e dele nasceu Gaia, a deusa da terra, da formação e geração de todas as coisas. Gaia foi a parteira dos deuses, dela nasceram Urano, Oreias e Orestes, além dos 12 Titãs. Gaia é deusa grega e romana. No Olimpo Zeus possuía uma esposa e irmã, a deusa do casamento e da fertilidade Hera ( Juno para os romanos).

Azu enrolou-se sobre si mesmo e formou as 3 divindidades sumérias Anu ( O pai de todos), Zuri ( o Deus do equilíbrio) e Antu ou Qui, a deusa-mãe, geradora de divindades. Pata os nórdicos temos a indestrutível deusa Hel. Metade do corpo tomada pela mais divina das mulheres, outra metade pela mais putrefata. Vivendo nas profundezas, é a mais sábia das deusas. No Zoroastrismo ( ou Mazdaísmo) toda a cosmogonia é baseada na dualidade do bem e do mal. A deusa geradora e boa é Pairika.

Deusa Ísis

Ísis foi a mais importante deusa egípcia. Resgatou e fez renascer o Deus Osíris. Ísis protege o Nilo e os seus habitantes. Enche a terra de virtudes e acompanha os homens no vale da morte. É a mãe de todos os faraós. Ísis é a deusa-mãe, tão poderoso é seu mito que muitos defendem que após a invasão cristã no Egito ( séc III), ela permaneceu em parte na história de Virgem Maria.

Por que todas as religiões antigas possuíam deusas e somente uma delas temos apenas um deus-homem?

Por que o Deus hebraico-cristão irá mandar ou mandou seu filho para a terra, sabendo -se que os descendentes precisam de pai e mãe para sua geração?

Por que o Deus hebraico-cristão criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, se o Deus era somente homem?

Por que o Deus hebraico-cristão deu origem a todos os animais em pares de macho e fêmea, posteriormente, exigiu de Noé que os colocasse na arca dessa forma?

Perguntas com várias respostas. Historiadores, teólogos, religiosos, filósofos darão cada um deles uma resposta distinta. Nenhum conseguirá responder satisfatoriamente a questão. Mas e se introduzíssimos um ingrediente novo: o Deus hebraico teve uma esposa?

Asherah. Estátua em terracota. Sécs. VIII a VI. Museu Eretz.Israel.

A pesquisadora Francesca Stavrakopoulou, doutorada pela Universidade de Oxford e professora do Departamento de Teologia e Religião da Universidade de Exeter, na Inglaterra, encontrou novas provas arqueológicas que garantem que Yaweh, o Deus hebraico possuía uma esposa de nome Asherah. A tese não é recente, afinal desde a década de 60 pesquisadores diversos vem afirmando que Yaweh e Asherah formavam um casal, sem contestações, até o século V a.C. A bíblia cristã tem pelo menos 40 passagens com o nome Asherah. Os teólogos dizem que este nome é associado ao ramo de uma árvore utilizado em rituais e não a uma mulher em específico. Mas existem algumas passagens, como esta de Jeremias abaixo, em que ela é identificada como uma mulher e deusa.

“Povo de Judá, o teu pecado está escrito no fundo do teu coração e nos cantos dos teus altares. Está gravada de forma indelével, como uma caneta de ferro com ponta de diamante. Até mesmo seus filhos pensam nos altares de sacrifício e nas estacas que são dedicadas à deusa Asherah. Sob as árvores frondosas, nas colinas e nas montanhas – você os montou em todos os lugares. É por isso que entrego seus bens e seus tesouros aos inimigos para saqueá-los, assim como todos os seus lugares de sacrifício, porque em toda a terra você pecou contra mim ali. Eu dei a você esta terra para sempre; mas você vai perdê-lo novamente, e é sua própria culpa! Em um país que você não conhece, você terá que servir seus inimigos. “

Jeremias 17
Dra. Francesca Stavrakopoulou

Entre as descobertas arqueológicas da professora Francesca estão um vaso hebraico datado entre os sécs. VII e VI a.C., encontrado próximo a Hebron, com os seguintes dizeres:

“… Eu te abençoei através de YHWH e sua Asherah.
Amaryo disse ao seu Senhor:…
Eu te abençoei através de YHWH e sua Asherah.
Que ele te abençoe
e te guarde,
e que esteja com meu Senhor. “

E o que defendem os pesquisadores sobre o total desaparecimento da história de Asherah? Segundo eles, as religiões antigas, mesmo as orientais, eram politeístas. Muitos deuses e deusas eram adorados. Não tantos quanto os hindus e suas mais de 30 mil divindades, entre elas a poderosa deusa Kali, a esposa de Shiva. E isso se repetia na terra de Israel. Lembrando ainda que as tradições religiosas primeiro são cantadas oralmente, depois refinadas por sacerdotes e por último, são escritas num livro sagrado. Mas este não é rígido, passará por diversas alterações teológicas ao longo de séculos. Não esquecendo que todo processo de transmissão oral para o escrito, muita coisa será perdida e outras descartadas. Aí estaria a resposta. Entre os sécs. V e VII a.C., os rabinos hebreus teriam, propositalmente, fortalecido o caráter monoteísta do Judaísmo. Yaweh, conforme um dos dez mandamentos, passou a ser o único Deus a ser reverenciado. Um Deus homem, como a sinagoga, depois a Igreja e em seguida a mesquita o afirmam. As 3 grandes religiões monoteístas são crenças de sacerdotes homens, teólogos homens e Deus homem. Isso teria sido construído historicamente. Por 25 séculos, metade do mundo crê nessa ideia.

Rose Kareemi Ponce. Representação da Deusa Gaia.

Asherah existiu? Sim. Foi uma deusa no mundo antigo? Correto, há vários relatos disso, não só entre judeus, mas no Egito e entre os sumérios. O culto desapareceu? Sim, assim como o de Ísis e Gaia. Podemos afirmar que ela seria a esposa de Deus ? Dificilmente. E o mais importante, mesmo que isso ocorra um dia, seria impossível alterar a mentalidade das pessoas. Yaweh/ Deus/ Alah é único para bilhões de pessoas, identificado com o masculino. Estátuas podem ser derrubadas, mas o pertencimento histórico é mais pesado que uma montanha.

Michelangelo

( A imagem é da Deusa Gaia. Wikipedia. Pintada em 1875 por Feuerbach. Está na Academia de Viena)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: