A Secretaria da Cultura precisa se reencontrar com os artistas, as Artes e a Cultura da cidade de Sorocaba

JOSÉ SIMÕES – Os últimos dois anos foram terríveis para as Artes e a Cultura da cidade de Sorocaba. Teatro municipal fechado, Lei de Incentivo à Cultura suspensa, critérios esdrúxulos como impeditivos para a análise artística dos projetos; Fundo Municipal da Cultura contingenciado; troca de secretários, na sua maioria, sem nenhuma aderência ao mundo da gestão cultural ou das artes, dentre outros deslizes.  De tal modo, tivemos um governo que abandonou a Cultura a sua própria sorte.  A situação que temos hoje não é nada fácil.

Some a isso tudo o fato que o novo gestor ou gestora da Cultura do município vai herdar a prestação de contas dos recursos oriundos da Lei emergencial Aldir Blanc. O horizonte não é dos melhores.

Fica fácil, diante destes fatos, que se fale da extinção da Secretaria da Cultura. Cada vez que o tema da reforma administrativa surge no noticiário, a Secretaria da Cultura sempre entra no alvo para ser suprimida, como se ela fosse pouco importante.

Entretanto acabar com a Secretaria da Cultura é, como se diz no popular, café pequeno, em termos de economia. Pois, atualmente, a equipe da Secretaria da Cultura é enxuta e o seu orçamento é muito aquém do que necessita. Para se economizar, de fato, o município precisa mexer nos contratos da Educação, saúde e obras viárias.

Um governo que busque valorizar o cidadão e a cidadã necessita de uma política cultural vibrante e parceira. Precisa realizar propostas e projetos que permitam aos cidadãos possam ocupar a cidade. Precisa da colaboração dos artistas e das suas artes para estimular o pertencimento.

Se almeja por uma Secretaria da Cultura com projeto ousado e não cumpridora do calendário de eventos. Lastreada pelo plano municipal de cultura. Que tenha a ousadia para tornar grande o mercado artístico e cultural. É necessário que surjam apoios firmes que permitam o desenvolvimento seguro das artes cênicas, da música, da performance, da dança, da literatura, das atividades populares, do audiovisual, dos games, etc. Pois, como se sabe, em conjunto com as artes e a cultura há toda uma cadeia produtiva de serviços, que favorece aos microempresários e moradores do local.

Esperança é uma palavra necessária. Palavra que caminha com a utopia. Mas não se confunde com apatia e muito menos com a crença desprovida de realidade.

Se sabe que o histórico do prefeito eleito é o de falta de conhecimento da área. Mas a esperança se baseia na palavra de quem prometeu tratar de modo técnico seu governo e, também, no próprio plano de governo (que se espera não seja letra morta)

Segue um trecho do plano de governo do prefeito eleito

“16.Cultura

16.1.Revisar, readequar e garantir a aplicação do Plano Municipal de Cultura, à luz do cenário pós-pandemia;

16.1.1.Ampliar a utilização das espaços e equipamentos públicos para a promoção da cultura;

16.1.2.Implantar trem turístico de Sorocaba a Votorantim;

16.1.3.Buscar ampliar os recursos destinados à Lei de Incentivo à Cultura;

16.1.4.Descentralizar as atividades culturais ,com o apoio da comunidade e iniciativa privada;1

6.1.5.Reconhecimentoe valorização dos nossos artistas locais;

16.1.6.Integração com a educação, com aprimoramento e desenvolvimento de projetos em parceria entre as secretarias.”

2 comentários em “A Secretaria da Cultura precisa se reencontrar com os artistas, as Artes e a Cultura da cidade de Sorocaba

Adicione o seu

  1. Faço coro com o título deste artigo. A Secretaria da Cultura precisa se reencontrar com os artistas, as Artes e a Cultura da cidade de Sorocaba!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: