Coisas boas e novas sobre o meio ambiente

GERALDO BONADIO – Coisas boas e novas sobre o meio ambiente. Na Cúpula do Clima, convocada pelo presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, a fim de anunciar, ao ensejo do transcurso do Dia da Terra, a nova política ambiental daquele país, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, leu um discurso em que falou de coisas boas e novas sobre as questões ambientais no Brasil. E, como na anedota, as coisas novas não eram boas e as coisas boas não eram novas.

Comecemos por estas últimas.

Disse o presidente que, levando-se em conta os números dos dois últimos séculos, a contaminação da atmosfera gerada pelo Brasil é mínima. Que vantagem! Nossa primeira siderúrgica data de 1940; nossa indústria automobilística começou em 1960 – enquanto, na Europa, a Revolução Industrial remonta ao século XVIII.

Os mecanismos de controle de fatores adversos ao Meio Ambiente – por ele elogiados – começaram a ser implementados, sob a égide da Constituição de 1988, no governo Collor, e foram fortemente impulsionados, com o fortalecimento do Ibama e a criação do Instituto Chico Mendes (ICMBio) nos governos de Lula e Dilma.

Charges / Crédito: Kleber Sales
Charges / Crédito: Bennet (Capa) e Bruno Aziz (acima)

Convenientemente, o texto presidencial omitiu o encorajamento à destruição de nossos biomas, desde que o Ministério do Meio Ambiente foi entregue ao boiadeiro Ricardo Salles – que acaba de levar uma tunda de dar pena em sua treta no twitter com a cantora Anitta…

Quanto às coisas novas, o Bolsonaro não anunciou nenhuma medida imediata nem quantificou o montante dos recursos a serem investidos em seu mandato. Deixou tudo à conta de seus sucessores, adiando as metas para 2030 e até 2050.

Como em tudo o que vem ocorrendo no país, desde quando – como diz o filósofo Henry Bugalho – ele passou a ser governado pela turma do fundão da 5ª série, Bolsonaro não se responsabilizou nem se comprometeu com nada.

O presidente Biden, certamente já sabendo o teor da fala de seu colega brasileiro, demonstrou o respeito que a ele dedica, e saiu…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: