JOSÉ SIMÕES (CENA METROPOLITANA)- O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) reabre as suas portas para a atividade presencial dia 11 de maio de 2021, com a exposição Reflexões públicas e privadas da artista plástica Laura Mattos, sob a curadoria de Allan Yzumizawa.
O publico irá encontrar com a produção artística que foi gestada e realizada durante o período da pandemia. A arte dialogando com o presente e com o vivido. A exposição conta com 23 obras de pintura à óleo sobre tela. O olhar da artista se volta aos objetos ordinários dos banheiros públicos e privados, com propriedades reflexivas que projetem em sua superfície, “selfies” da artista como metáforas para a reflexão acerca da banalização dessas imagens privativas, que se tornam públicas nos meios virtuais.
Segundo Allan Yzumizawa, responsável pela curadoria da exposição, “a natureza característica de espaços públicos e privados, são pautas evidentes dentro do período de pandemia. Em um ensaio não publicado do filósofo Vilém Flusser, o autor analisa as relações sociais a partir da interação com o ambiente do banheiro ao longo da história. Segundo o filósofo, nas sociedades romanas e no islã espanhol, os banheiros públicos eram concebidos como espaços de diálogo e troca, entretanto – com transição social da burguesia – os banheiros foram se deslocando para dentro dos espaços privados, tornando a relação íntima com a katharse, que do grego, entende-se como processo de limpeza e purificação.”
Todo o processo da retomada da atividade presencial no MACS é permeada pelos cuidados sanitários e o distanciamento físico. As visitas deverão ser agendadas, num numero limitado de 10 pessoas. O uso de máscara é obrigatório.
Numa cidade na qual as Artes e a Cultura são pouco valorizadas pelo poder publico esta exposição renova as nossas esperanças por dias melhores.
Serviço
Local: MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba– Avenida Doutor Afonso Vergueiro, 280, Centro – Sorocaba – SP
Dia 11/05/2021 – 18h30- abertura da exposição
Visitação agendada as terças-feiras das 18h30 às 19h30 e aos sábados das 10h30 às 11h30, com a presença de monitor e conversas pré-agendadas entre artista e curador.
Para a abertura e para as visitas, os interessados devem marcar presença via Sympla:
https://www.sympla.com.br/exposicao-reflexoes-publicas-e-privadas-por-laura-mello-de-mattos__11
Número limitado em 10 pessoas por sessão
Entrada gratuita
É obrigatório o uso de máscara
Deixe uma resposta