Transporte urbano de Sorocaba incorporou inovações de Lerner e Requião

GERALDO BONADIO – Ao assumir seu mandato como prefeito de Sorocaba, em 1993, o engenheiro Antonio Carlos Pannunzio encontrou o transporte coletivo da cidade numa situação totalmente caótica, cujo desmonte e substituição por um sistema, baseado na integração das linhas através de terminais urbanos, exigiu um trabalho longo e determinado, marcado pela transposição, para nossa realidade, da vitoriosa experiência de Curitiba naquela área.

As características estruturais do modelo hoje aqui vigente foram definidas na primeira passagem, como administrador nomeado, do arquiteto Jayme Lerner – falecido nesta semana – pela prefeitura da capital paranaense. Os avanços sociais – indispensáveis a que os habitantes daquela cidade e de seu entorno tivessem condições de se utilizar dele – devem-se ao mais ferrenho adversário de Lerner, Roberto Requião.

À época, um dos meus focas dos tempos em que trabalhei no Diário de Sorocaba, o ex seminarista Pedro de Camargo, recrutado para aquela função pela fantástica figura humana que foi dona Tereza Conceição Grosso de Luca, havia enveredado pelo campo da geografia humana. Recrutado pelo governo estadual, comandava, na extinta Fundação Cepam, o setor que se ocupava exatamente do transporte urbano. Graças a ele, pude participar, em Piracicaba, de um Seminário destinado a estudar conceitos que então apenas emergiam em nosso país, tais como integração e unificação tarifária, remuneração das empresas executoras do transporte coletivo por quilômetro rodado – novidades que Requião implantara em Curitiba, aprimorando a estrutura criada por Lerner.

Lerner e Requião se digladiaram, nas décadas seguintes, na política do Paraná. No fim, ambos foram derrotados e se viram substituídos por figuras caricatas e medíocres como Beto Richa e Ratinho Júnior. Sorocaba, inversamente, beneficiou-se da contenda que, ao fim e ao cabo, deu a ela um dos mais avançados sistemas de transporte de superfície sobre rodas do país.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: