O teatro municipal de Sorocaba volta à ativa como ruína

CENA METROPOLITANA – O teatro municipal de Sorocaba foi fechado para reformas emergenciais e urgentes, no segundo semestre do ano de 2019. Em janeiro de 2020, após insistentes pedidos dos artistas, a Secretaria da Cultura informou quais seriam as situações agravantes que necessitavam de medida tão dura. Fechar o teatro.

A Secretaria da Cultura, em resposta ao requerimento do vereador Péricles Régis, informou:

“a) Aquisição e instalação de um Gerador de Energia (Atualmente o Teatro não possui esse equipamento); b) Manutenção do palco (várias madeiras estão empenadas e se soltando, formando grandes ondulações); c) Manutenção preventiva do sistema de varas cênicas (Substituição de cordas, cabos e roldanas); d) Manutenção preventiva e corretiva dos aparelhos de Ar Condicionado (Sistema funcionando parcialmente); e) Troca de todo sistema de iluminação da plateia (O atual é muito antigo e está danificado); f) Troca do sistema de iluminação das coxias (o atual está parcialmente danificado devido ao tempo de uso); g) Manutenção do sistema elétrico do palco (O atual é muito antigo e está danificado); h) Manutenção da Cortina vermelha (Está danificada devido ao tempo de uso); i) Troca de cortina Rotunda e coxias (As atuais estão danificadas devido ao tempo de uso); j) Revitalização da pintura dos camarins, banheiros e saguão; k) Limpeza anual da caixa de água; l) Limpeza anual das poltronas e carpete da plateia; m) Manutenção anual da cabine de energia (Janeiro de 2020)”

Como já escrevi anteriormente noutro post. A primeira constatação é que não se trata de reforma e, sim, manutenção. Inclusive a manutenção de alguns itens já poderiam ter sido resolvidos no mês destinado à manutenção do teatro – Janeiro. (como sempre foi feito). Outras questões como, por exemplo,o teatro precisa de gerador. Ok. Mas isso impede o uso do teatro? Não. O gerador pode ser adquirido com o teatro em funcionamento. Fato.

Seguimos o ano de 2020 todo o teatro fechado. DESCASO. VERGONHA e PERPLEXIDADE.

E agora, depois de meio semestre do ano de 2021, ainda em pleno descaso, com com as portas fechadas, o teatro reabrirá as portas, de modo excepcional, para receber o publico numa apresentação musical. Porém, não se trata de uma reinauguração do teatro. Pois, pelo que se sabe o Teatro Municipal de Sorocaba segue em “obras”.

Não fosse a luta do produtor cultural Marco de Almeida talvez, ainda, o Teatro Municipal permanecesse fechado. Sua empresa bancou a reforma do piano, comprou até mesmo o banco para o piano.

Desse modo, o Teatro Municipal de Sorocaba reabrirá as suas portas para receber o pianista Vagner Ferreira em apresentação presencial, dia 28 de julho, 19h, com lugares limitados e todas as medidas sanitárias necessárias, dentro da programação da 11ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba, produção da MdA International e patrocínio da empresa Schaeffler.

Marco de Almeida faz história na cidade ao reabrir o teatro municipal metaforicamente em ruínas a fórceps.

Viva a Arte e os artistas!

Atenção: não há a possibilidade de assistir a apresentação sem reserva. Reservas no WhatsApp da Mda International (15) 3211-1360

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: