Um ponto de partida

Terceira Margem – Coletivo de Blogueiros Independentes nasceu do encontro de um grupo de blogueiros ativos, com grande afinidade (em alguns casos, amizade) entre si, e que vislumbraram na união de forças uma possibilidade de criarem uma grande revista on-line, com conteúdos variados e que se renovam diariamente.

Terceira Margem, uma alusão/homenagem ao conto “A terceira margem do rio”, de Guimarães Rosa (veja abaixo vídeo de Luiz Pierotti sobre o conto), nasceu com vocação para ser um ponto de encontro entre autores e leitores. Aqui, o público terá acesso a conteúdos (textos e vídeos) exclusivos sobre temas como mobilidade, maternidade, motivação e meio ambiente, conhecerá episódios da política e da vida nacional em seu contexto histórico, lerá crônicas e contos, saberá o que rola de novo em filmes, na literatura, no esporte, na gastronomia, na música, na política, na fotografia, no comportamento (ufa!) e em muito mais.

A base geográfica do coletivo é a cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Alguns assuntos são regionais, outros globais. Além de Sorocaba, os colaboradores estão espalhados por São Paulo, São Roque, Campinas, Rio de Janeiro e França/Bélgica.

A “Constituição”, ou seja, a Lei Maior do coletivo, tem apenas três artigos:

• Total liberdade editorial para escolha e abordagem de temas, desde que respeitadas as leis brasileiras, os Direitos Humanos e a Constituição;

• Total liberdade comercial, ficando cada blogueiro livre para vender patrocínios para seu blog, pelo valor que achar justo, sem prestar contas aos demais.

• Responsabilidade única e exclusiva de cada blogueiro pelo seu blog, o que implica isentar os demais de opiniões publicadas, até porque inexiste qualquer forma de censura prévia e os posts são feitos de forma independente.

O coletivo não tem fins lucrativos — embora, obviamente, os patrocínios sejam bem-vindos –, não é ligado a partidos ou correntes ideológicas nem deseja ser uma influência política de esquerda, centro ou direita para a sociedade brasileira ou quem quer que seja.

As únicas credenciais solicitadas a quem queira participar, como blogueiro fixo ou convidado (eventual), são: ter uma boa bagagem e visão de mundo; não ser extremista (pois acreditamos que o extremismo é uma ameaça para a Democracia e o Estado de Direito) e, é claro, desenvolver um bom conteúdo em texto ou em vídeo, original e bem-acabado.

Se você gosta desta ideia, curta o blog e ajude a divulgar Terceira Margem entre seus contatos. Esperamos corresponder às expectativas, com conteúdo de qualidade e que possa enriquecer nossos companheiros de viagem com algo mais do que a web já oferece.

Sorocaba, outono de 2019


Acima ↑