Prepare a taça: Chile e Argentina, duas potências do mundo do vinho, são destaques em agosto, dias 7 e 13, em São Paulo

MARCO MERGUIZZO – Há tempos marcando presença em taças, adegas, cartas de restaurantes, nos portfólios de importadoras e gôndolas dos supermercados em todo o país, Argentina e Chile disputam como num clássico sul-americano a preferência da torcida verde-amarela no copo de vinho. Para ser preciso, desde a abertura do mercado brasileiro aos produtos importados, nos inícios dos anos 1990, que ambos alternam-se na ponta, concorrendo e dominando gota a gota e garrafa a garrafa as taças tupiniquins. 

Países de enorme tradição e prestígio vinícolas, sobretudo nas últimas décadas, graças à evolução qualitativa de sua produção – os países vizinhos oferecem, em geral, rótulos de padrão internacional, cada qual com características singulares e moldados em diferentes terroirs e estilos por produtores mundialmente premiados e reconhecidos.

Melhor: essencialmente gastronômicos, são goles de ótima relação preço-prazer, paladar descomplicado e consumo democrático, em que se privilegia a fruta, os respectivos terroirs de origem, as variedades que melhor se adaptaram e floresceram de modo único nesses países, e que há anos caíram no gosto dos fãs brazucas.

Nas duas primeiras semanas de agosto, essa dupla de gigantes do vinho da América do Sul realiza em São Paulo, o maior e mais importante mercado consumidor do país, dois dos mais concorridos wine tastings (provas de diferentes rótulos de mesma safra ou distintas) do ano, e que inclui masterclasses (degustações técnicas dirigidas por enólogos ou sommeliers) destinadas a profissionais do setor e da restauração, além de jornalistas, críticos e formadores de opinião, que são os principais elos de ligação com o consumidor habitual de vinhos.

Durante os eventos serão apresentados as novas safras, os lançamentos, novidades e tendências trazidas por um seleto grupo de produtores e enólogos do primeiro time desses dois países.

9º Tasting Wines of Chile: vinhos premium e sustentabilidade

Há mais de quinze anos o Chile ocupa o primeiro lugar no ranking de vinhos importados no mercado brasileiro, com 47% de participação, de acordo com a Wines of Chile (dados de 2018). Tendo como tema a expansão dessa sua liderança, o país do poeta Pablo Neruda promove o já tradicional Tasting Wines of Chile, em sua nova edição, no conhecido hotel design Unique, na capital paulista, na quarta-feira, 7/8.

Com uma comitiva integrada por 30 vinícolas e cerca de 150 rótulos colocados à prova, os produtores darão ênfase aos vinhos de qualidade premium, com preços acima de R$ 90. O ultraconhecido sommelier brasileiro Manoel Beato, do grupo Fasano, será o responsável por conduzir uma masterclass de 10 vinhos ícones (com preços acima de R$ 200), abrindo a programação do evento.

“Nesta edição vamos apresentar os lançamentos, safras e tendências a sommeliers, chefs, donos de lojas, empórios e importadoras brasileiros, que são canais vitais entre os produtores e o consumidor final”, destaca Angelica Valenzuela, diretora comercial da Wines of Chile, associação que promove a indústria vitivinícola chilena no mercado internacional. “O Tasting Wines of Chile em São Paulo é a grande oportunidade de reunirmos nossos vinhos em um encontro com profissionais de diferentes cidades, que repercutem as novidades em seus mercados”, diz.

Angelica Valenzuela, da Wines of Chile: liderança com toque feminino em prol da diversidade de terroirs, produção sustentável e vinhos premium

Nos mais de 150 rótulos que desembarcam em São Paulo, elaborados em diferentes terroirs e regiões extremas como o deserto do Atacama, dentre outras, os participantes poderão ter um recorte atualizado da produção vitivinícola chilena e provar e comprovar na taça a alta qualidade e toda a diversidade, inovação, sustentabilidade e talento dos enólogos chilenos na elaboração de vinhos ícones e de qualidade premium e ultrapremium.

Argentina Tasting Experience 2019: além da Malbec, os novos terroirs

A revolução nos brancos argentinos, a versatilidade de diversos Malbecs e os novos terroirs e regiões de cultivo do país platino, saindo das zonas tradicionais mais conhecidas, são os principais temas da Argentina Tasting Experience 2019. Também voltado a profissionais do setor, especialistas e convidados, o evento, que acontece dia 13, na Casa da Fazenda do Morumbi, traz alguns dos enólogos mais premiados da indústria vinícola argentina, classificada como a quinta maior do mundo em volume, com uma produção anual de 14,5 milhões de litros, atrás apenas das Itália, França, Espanha e EUA, segundo o ranking da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho).

Fonte: Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)

Caso do cracaço Alejandro Vigil, das bodegas El Enemigo e Catena Zapata, principal estrela da trupe hermana, eleito em 2019 enólogo do ano pelo exigente crítico inglês Tim Atkin, Nos últimos anos, Vigil tem recebido classificações estelares ao perpetrar tintos monumentais, como o El Gran Enemigo Single Vineyard Gualtallary (um vinho de corte das uvas Malbec e Cabernet Franc) e o Malbec Adrianna Vineyard River Stones River Stones Catena Zapata, que receberam pontuação máxima do hoje aposentado norte-americano Robert Parker, por muitos anos um dos mais influentes críticos de vinho do mundo.

Ao lado de Vigil também participam da edição deste ano da Argentina Tasting Experience Edy Del Pópolo, da vinícola Susana Balbo Wines, David Bonomi, da Norton, Sebastian Zuccardi, da Zuccardi Valle de Uco, e Alejandro Sehanovich, da Manos Negras/Tinto Negro.   

Portanto, programe-se antes, prepare a sua taça e ótimos goles!

O enólogo Alejandro Vigil, da Catena Zapata e El Enemigo: estrela principal da trupe de enólogos premiados da Argentina Tasting Experience 2019
SERVIÇO
9º Tasting Wines of Chile

O MELHOR DA TAÇA: 150 rótulos, entre tintos e brancos de 30 diferentes vinícolas de várias regiões chilenas. Na abertura do evento, masterclass de 10 vinhos ícones chilenos conduzida pelo sommelier Manoel Beato.

QUANDO: 7/8, das 16h/21h.

ONDE: Hotel Unique

Argentina Tasting Experience 2019

O MELHOR DA TAÇA: O evento contará com a presença de alguns dos maiores enólogos do país, como Alejandro Vigil (El Enemigo/Catena Zapata), Edy Del Pópolo (Susana Balbo Wines), David Bonomi (Norton), Sebastian Zuccardi (Zuccardi Valle de Uco), Alejandro Sehanovich (Manos Negras/Tinto Negro). Masterclasses programadas: A Revolução dos Brancos Argentinos, O Mapa da Malbec e Novas Regiões e Novos Terroirs.

QUANDO: 13/8, 15h30/21h.

ONDE: Casa da Fazenda – Morumbi

MARCO MERGUIZZO 
é jornalista profissional 
especializado em gastronomia, 
vinhos, viagens e outras 
coisas boas da vida. 
Escreve neste coletivo 
toda sexta-feira. 
Me acompanhe também no Facebook e no Instagram, 
acessando @marcomerguizzo  
#blogaquelesaborquemeemociona 
#coletivoterceiramargem 
POSTS ANTERIORES:

Deixe uma resposta

WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: