Dia Mundial do Meio Ambiente traz debates sobre restauração de terras, desertificação e resiliência à seca

Sandra Nascimento

Com o tema “Restauração de terras, desertificação e resiliência à seca”, comemora-se nesta semana, em 5/6/2024, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse dia é o principal veículo da ONU (Organização das Nações Unidas) para se discutir uma conscientização mundial favorável a questões do ambientalismo em todas as dimensões que objetivem o desenvolvimento sociossustentável.

Realizado desde 1973, mais de 150 países costumam participar das comemorações sob a coordenação da PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). A ocasião envolve desde governos, celebridades e empresas a organizações não governamentais da comunidade internacional preocupadas com a defesa da causa ambiental.

Em 2024, o país sede do evento está sendo o Reino da Arábia Saudita, na sua capital Riad. A pauta deste ano traz discussões sobre a revitalização dos ecossistemas mundiais objetivando atingir a restauração necessária da terra, a resiliência à seca e a sustentabilidade socioeconômica até o ano de 2030. 

“Somos a primeira geração a compreender plenamente as imensas ameaças à terra e podemos ser a última a ter a oportunidade de inverter o processo de destruição. A nossa prioridade agora deve ser a restauração dos ecossistemas: a reflorestação das nossas florestas, a recuperação dos nossos pântanos e a revitalização dos nossos solos. Chegou o momento de agir segundo os   compromissos já assumidos para prevenir, travar e inverter a degradação dos ecossistemas”, argumentou Elizabeth Mrema, diretora executiva adjunta do PNUMA, durante a abertura das comemorações.

A revitalização dos ecossistemas é pauta durante comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2024

Fotos: José Otávio Finessi e Zé Fineis (Acervo Loja de Ideias)


Deixe uma resposta

Acima ↑