Novo blog do Terceira Margem busca democratização da filosofia, para além das salas de aula e dos muros acadêmicos

TERCEIRA MARGEM – O professor de Filosofia Marcello Fontes é o mais novo integrante do Coletivo de Blogueiros Independentes Terceira Margem. Ele, que já havia publicado o artigo “Democracia, multiculturalismo e reconhecimento” no dia 10 de janeiro, na condição de blogueiro convidado, estreia agora com um blog fixo, intitulado “Em toda e em nenhuma parte”, que deverá ter periodicidade quinzenal, a princípio.

Bacharel e licenciado em Filosofia pela USP, bacharel e mestre em Teologia pela EST – São Leopoldo, licenciado em Pedagogia pela Unicid, especialista em Ensino de Filosofia pela UFSCar, Marcello Fontes foi professor na Uniso e atualmente é professor efetivo da rede pública estadual. Seu blog nasce com a proposta de “democratizar a filosofia e levá-la para além das salas de aula e muros acadêmicos, mantendo sua autenticidade e característica, ainda que por vezes entristecedora”.

Para o artigo de estreia, Marcello escolheu por tema uma explicação do nome do blog, inspirado em uma citação do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty. Partindo da constatação de que Filosofia não é ciência, no sentido de que os conhecimentos de um pensador ou de uma época não são superados por outros — antes, somam-se, sem no entanto se substituir –, especula sobre a presença da filosofia no cotidiano das produções humanas e em sua relação direta e indispensável com a História.

2 comentários em “Novo blog do Terceira Margem busca democratização da filosofia, para além das salas de aula e dos muros acadêmicos

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: