Para pescar, o martim pousa na rama próxima à água*

* Da série Fauna do Sorocaba

Sandra Nascimento

O martim-pescador-pequeno, como é classificado, vive perto de rios e lagos, em florestas ou áreas abertas. Sua distribuição acontece em todo o Brasil, mas é bastante conhecido também no Texas, no México e na Argentina.

Ele chega a medir até 19 centímetros e chama a atenção pelo penacho despenteado destacado na cabeça.

A cor verde-escuro é predominante nas partes superiores e uma faixa branca envolve toda a região do bico à nuca. Na parte inferior, o macho tem a cor branca com o peito acastanhado; já a fêmea pode exibir no peito a cor de ferrugem ou branca, manchada de verde.

Ninhos e caças

Seus ninhos são construídos nas barrancas dos rios. A ave cava um buraco de 10 cm de diâmetro, com um metro de profundidade, que termina em uma concavidade, onde são colocadas algumas folhas para a proteção dos ovos. A incubação se faz em 21 dias.

O martim-pescador alimenta-se de peixes e crustáceos. Para caçar (pescar) gosta de pousar em galhos ou na rama próxima à água. Quando encontra o alimento, costuma manter-se em voo de libração: junta as asas ao corpo, foca a visão, equilibra-se e atira-se na água como flecha para atingir sua presa com o bico.

Conhecido desde a Antiguidade, o martim-pescador é considerado um pássaro mitológico e já chegou a ser citado em obras do filósofo Aristóteles.

É chamado também “ariramba-pequeno” e “martim-cachaça”.

A ave nas fotos foi vista nas proximidades do velho prédio da Cianê, situado na Avenida Dom Aguirre, margem direita do rio Sorocaba.

Nome científico: Chloroceryle americana

Fotos: Arquivo Loja de Ideias

O Martim-pescador-pequeno

Referências:
Wiki Aves (site); Biólogo Luciano Bonatti Regalado, Guia de Campo; Aves do Pampa (Facebook); Native biodiversidade; Portal São Francisco.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: