Sétimo dia

Paulo Betti

João Lins de Albuquerque, o Joca, morreu na quarta feira (5 de maio) em Estocolmo, vitimado por um câncer nas vias urinárias. Aos 78 anos. Jornalista e escritor, ajudou a expandir a rádio em língua portuguesa da ONU. Seus livros, excelentes, “50 Entrevistas Essenciais para entender o mundo”, “Antonio Olinto” e “Maldito Prêmio Nobel”, todos da Editora Cultura, podem ser encontrados nos sebos virtuais. Foi correspondente por muito tempo da Revista Visão.

Sempre que vinha ao Brasil nos encontrávamos. Às vezes ele ficava hospedado em minha casa.

Foi o primeiro a me alertar sobre como não estávamos dando a devida atenção à Igreja Universal e sua atuação.

Joca foi muito importante pra mim. Ele era dez anos mais velho. Morávamos na mesma Rua Caramurus, em Sorocaba. Eu era muito amigo do irmão de criação dele, o César.

O terreno da casa do Joca era muito grande, e o pai dele, seu José Lins, guarda-civil aposentado, fez do local um verdadeiro Xanadu, com muitos bichos e tanques onde criava tilápias. Meu pai pegava no pesado com enxadão aplainando e cavoucando o terreno. Eu filava os livros da coleção Saraiva do Joca.

Ele saía vestindo terno, todo elegante, e quando a rua de terra virava uma rua de pedras, ele limpava a poeira do sapato com um pano que guardava numa manilha de esgoto desativada. Eu juro que vi essa cena.

Ele dizia que isso era invenção minha.

Logo ele foi para o Rio de Janeiro. As cartas que o irmão César me mostrava, com o endereço do remetente – Av. Nossa Senhora de Copacabana, Rio de Janeiro –, incendiavam minha imaginação.

Joca foi homem do mundo grande, Rio de Janeiro, Estocolmo e Nova Iorque. Obrigado, amigo, por ter me ajudado também a escrever a carta de princípios da Casa da Gávea. “Separa as palavras que vc quer e depois vai escrevendo o texto pra contê-las.”

Obrigado por tudo, Joca!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: